Influências da iniciação científica na pós-graduação

Autores

  • José Albertino Carvalho Lordelo Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.
  • Rodrigo Ferrer de Argôlo Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266102840

Palavras-chave:

Iniciação científica, Pós-graduação, Produção técnico-científica, Formação científica.

Resumo

Este artigo avalia a influência da iniciação científica nos cursos de mestrado de uma instituição federal de ensino superior. Foram utilizados quatro indicadores para comparar os dados de concluintes de cursos de mestrado egressos e não egressos da iniciação científica. A população estudada foi constituída de 895 concluintes de mestrado, dos quais 242 eram egressos de programas de iniciação científica, e 653 eram não egressos. Os resultados revelam um efeito positivo na antecipação da realização da formação pós-graduada, na vinculação com a pesquisa e na produção científica dos egressos. A iniciação científica não teve influência sobre o tempo de conclusão do mestrado, comparado com o tempo de conclusão dos não egressos.

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Biografia do Autor

José Albertino Carvalho Lordelo, Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

 

Professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Políticas, Gestão e Avaliação (Faced/UFBA).

 

Rodrigo Ferrer de Argôlo, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista do Programa de Iniciação Científica, atuando na linha de Políticas, Gestão e Avaliação.

Referências

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Publicado

22-06-2015

Como Citar

Lordelo, J. A. C., & Argôlo, R. F. de. (2015). Influências da iniciação científica na pós-graduação. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(61), 168–191. https://doi.org/10.18222/eae266102840

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