Monitoramento das trajetórias educacionais nos municípios

Autores

  • Izabel Costa da Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1420-0981
  • Clarissa Guimarães Rodrigues Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília-DF, Brasil
  • Esmeralda Correa Macana Fundação Itaú, São Paulo-SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1899-3250
  • Maria Teresa Gonzaga Alves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5820-4311
  • José Francisco Soares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1630-4805

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10579

Palavras-chave:

Indicadores de Qualidade em Educação, Permanência na Escola, Censo Escolar, Equidade

Resumo

O artigo apresenta indicadores de regularidade de trajetórias educacionais, construídos com o painel longitudinal do Censo Escolar para monitorar a permanência dos estudantes no ensino fundamental e médio. Os indicadores captam dimensões da permanência, tais como conclusão de etapas de ensino, evasão e equidade, temas importantes para o Plano Nacional de Educação. Nas coortes analisadas, em média, 52% dos estudantes concluíram o ensino fundamental com trajetória regular e 41%, o ensino médio. Cerca de 21% concluíram o ensino fundamental e 17% finalizaram o ensino médio com um a dois anos de atraso. Trajetórias não concluídas dois anos depois do tempo previsto ou interrompidas prevalecem entre estudantes com deficiência, do sexo masculino, negros, indígenas e de baixo nível socioeconômico.

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Publicado

10-12-2024

Como Citar

Fonseca, I. C. da, Rodrigues, C. G., Macana, E. C., Alves, M. T. G., & Soares, J. F. (2024). Monitoramento das trajetórias educacionais nos municípios. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10579. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10579

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024