Percepciones estudiantiles sobre la evaluación del aprendizaje en una gestión municipal democrática

Autores/as

  • Cristiane Machado Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), Campinas-SP, Brasil
  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas (FCC); Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo-SP, Brasil
  • Gilne Gardesani Fernandez Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil
  • Adriana Cristina Reis de Assis Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil
  • Dulcilene Aparecida Batista Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.5236

Palabras clave:

Evaluación del Aprendizaje, Educación Básica, Gestión Democrática, Políticas Educacionales.

Resumen

Este artículo tiene el objetivo de analizar las percepciones de los alumnos sobre la evaluación del aprendizaje en el marco de la política educacional implementada en la red municipal de Santo André (SP). Presenta un estudio cualitativo que elaboró una triangulación analítica entre aspectos del contexto de la política educacional del municipio desde la perspectiva de la gestión democrática, en base a documentos oficiales; discute la literatura del área de los estudios sobre evaluación de aprendizaje; y presenta informaciones recogidas por medio de grupos focales junto a los alumnos del 5º año de Educación Básica I de dos escuelas municipales. Las entrevistas se examinaron en base al análisis de contenido. Los datos demuestran que los alumnos perciben la evaluación de forma positiva, como un instrumento que estimula y colabora con avances en el aprendizaje en el aula, indicando posibles reflejos de los principios de la gestión democrática instaurada en la educación municipal.

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Biografía del autor/a

Cristiane Machado, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), Campinas-SP, Brasil

Docente no Depase (Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais) na Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP - Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1995) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas Política Educacional, Gestão Educacional e Avaliação Educacional.

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas (FCC); Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, com pós-doutoramento em Políticas Educacionais pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas. Professora do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo.

Gilne Gardesani Fernandez, Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1993) e possui pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1997) e Direito Educacional pela Faculdade de Educação São Luís (2005). Tem experiência na área de Educação como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, como gestora (direção e coordenação pedagógica), formadora e coordenadora de cursos para professores e gestores educacionais pela Fundação Lemann e Elos Educacional.

Adriana Cristina Reis de Assis, Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil

Mestre em Educação, pela UNICID - Universidade Cidade de São Paulo. Pós Graduação em Educação Física Escolar (Educação Motora) pela FEFISA Faculdades Integradas (2001) e Pós Graduação em Diálogos de Saberes para Ação Cidadã (Gestão Educacional) pela Universidade Federal do ABC (2009). Graduação em Licenciatura Física e Biológica pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988) e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1993). Atuou como diretora escolar por 10 anos é Coordenadora de Serviço Educacional na Prefeitura de Santo André, sendo responsável pela coordenação e acompanhamento pedagógico e administrativo das equipes gestoras de um setor de escolas por 6 anos .Atualmente exerce a função de professor de Ensino Fundamental I, na mesma rede.

Dulcilene Aparecida Batista, Secretaria Municipal de Educação de Santo André, Santo André-SP, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (Políticas Públicas e Gestão Escolar). Possui Especialização em Educação Infantil pela Universidade de São Paulo e Alfabetização pela Faculdade de Jacarepaguá - RJ, graduada em Matemática pela Universidade do Grande ABC (1999), em Ciências Físicas e Biológicas - Faculdades Integradas Senador Fláquer (1994) e em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2007). Atuou como Assistente Pedagógica, Diretora de Unidade Escolar e Coordenadora de Serviço Educacional executando funções de Coordenação Pedagógica e acompanhamento do trabalho das equipes gestoras de cinco creches do município de Santo André. Atualmente exerce a função de Professora de Ensino Fundamental I na mesma rede.

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Publicado

2018-08-31

Cómo citar

Machado, C., Martins, A. M., Fernandez, G. G., Assis, A. C. R. de, & Batista, D. A. (2018). Percepciones estudiantiles sobre la evaluación del aprendizaje en una gestión municipal democrática. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(71), 414–437. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.5236

Número

Sección

Artículos