Nível socioeconômico e cor/raça em pesquisas sobre efeito-escola

Autores/as

  • Cristina Couri

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214720102458

Palabras clave:

Desigualdades Sociais, Raça, Recursos financeiros, Famílias, Escolas

Resumen

O texto apresenta uma proposta para a desagregação do índice de nível socioeconômico utilizado nas investigações sobre efeito-escola e escolas eficazes em quatro dimensões: capital econômico, capital cultural, capital social de convivência e capital social de intervenção, com o uso de novas técnicas, entre elas a técnica GOM. Propõe também a introdução, nos modelos hierárquicos utilizados nestas pesquisas, das variáveis de interação entre a cor/raça e os recursos familiares dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Couri, C. (2010). Nível socioeconômico e cor/raça em pesquisas sobre efeito-escola. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(47), 449–472. https://doi.org/10.18222/eae214720102458

Número

Sección

Temas em Destaque