Self-assessment and hetero-assessment: practical approach in higher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.9199

Keywords:

Self-assessment, Hetero-assessment, Higher education, Remote education

Abstract

This research aimed to understand the impact of self-assessment and hetero-assessment mechanisms in a higher education engineering course, through a practical approach. To this end, experiments in the same discipline of the Production Engineering higher course of a public education institution in Brazil were carried out in five semesters, three of which took place in person and two as remote teaching (due to the Covid-19 pandemic). The main results show that the processes of hetero-evaluation and self-evaluation provided transparency to the evaluation process, enhanced students’ learning and made them maintain their commitment to the proposed task.

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Author Biographies

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil

Professora adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção na UFPel e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). É chefe da Seção e Apoio a Tecnologias Educacionais (SATE/PRE/UFPel). Pós-doutora em Administração pela Unisinos; doutora em Administração pela UFRGS e mestre e bacharel em Administração pela UFSM. Realizou estágio doutoral no Instituto de Educação da ULisboa. Pesquisa processos de ensino, aprendizagem e avaliação no ensino superior.

Walter Ruben Iriondo Otero, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil

Professor do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com bolsa sanduíche na Universidade de Manchester (Reino Unido), e Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal). Desenvolve pesquisa na área das Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Gestão do Conhecimento, CTS. É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/MEC.

Rafael Monteiro Botelho, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil

Graduando do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Começou seus estudos universitário no primeiro semestre de 2014, atualmente está cursando o sétimo semestre do mesmo curso. Atualmente sou o diretor administrativo e financeiro da empresa júnior do curso (EPROD).

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Published

2022-12-19

How to Cite

Bolzan, L. M., Iriondo Otero, W. R., & Monteiro Botelho, R. (2022). Self-assessment and hetero-assessment: practical approach in higher education: . Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e09199. https://doi.org/10.18222/eae.v33.9199

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Articles