Social networks in the monitoring of integrated high school graduates: opportunities and limitations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6491

Keywords:

Graduate Profile, Integrated Professional Education, Professional Monitoring.

Abstract

This article presents a study that aimed to assess the possibility of using public data from the social network Facebook to identify the academic and professional paths of graduates of an integrated high school. A questionnaire was also used to compare the scope of two data collection methods. The study was carried out with 244 graduates from a federal institute. Of these, 195 were found on the social network and only 21 responded to the questionnaire. The results showed that Facebook is very interesting for monitoring graduates, 61% of whom provided information on their education itinerary and 20% on professional performance. However, the use of a questionnaire is still necessary to obtain the graduates’ opinion.

 

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Author Biographies

Deliane Gomes Botelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba-MG, Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade de Uberaba (2010) e Especialização em Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012). Atualmente ocupa o cargo de Tecnólogo em Gestão Pública no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Cursa o Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, conclusão prevista para agosto de 2020.

Marcelo Ponciano da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba-MG, Brasil

Bacharel em Informática Biomédica (2006), Mestre (2009) e Doutor (2014) em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Coordenador operacional, junto à CAPES, do Programa de Doutorado Interinstitucional entre IFTM-UFU. Tem experiência na área de computação e análise de sistemas. Atua principalmente nos seguintes temas: "Processamento Digital de Imagens" visando classificação e recuperação de imagens por conteúdo, bem como "Sistemas de Apoio à Decisão Médica", "Engenharia de Software e Análise/Modelagem de Sistemas" e "Tecnologias Computacionais Educacionais" promovendo aprendizado criativo através de metodologias ativas de aprendizagem. Desde fev/2018 atua como Diretor Geral do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico do IFTM.

Ernani Viriato de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba-MG, Brasil

Possui graduação em bacharelado em ciência da computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado (2006) e doutorado (2016) em ciência da computação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - campus Uberaba Parque Tecnológico. Tem experiência nas seguintes áreas da ciência da computação: engenharia de software, bioinformática, processamento digital de imagens e mineração de dados.

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Published

2020-11-05

How to Cite

Botelho, D. G., Silva, M. P. da, & Melo, E. V. de. (2020). Social networks in the monitoring of integrated high school graduates: opportunities and limitations. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 341–365. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6491