Redes sociales en el acompañamiento de egresados de la enseñanza secundaria integrada: oportunidades y limitaciones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6491

Palabras clave:

Perfil del Egresado, Enseñanza Profesional Integrada, Acompañamiento Profesional.

Resumen

Este artículo presenta una investigación que tuvo el objetivo de analizar la viabilidad del uso de datos públicos de la red social Facebook para identificar la trayectoria universitaria y profesional de egresados de la enseñanza secundaria integrada. Se utilizó, también, la aplicación de un cuestionario para comparación del alcance de los dos métodos de recolección de datos. El estudio fue realizado con 244 egresados de un instituto federal. De esos, 195 fueron localizados en la red social y solo 21 respondieron al cuestionario. Los resultados demostraron que el Facebook es muy interesante para el acompañamiento de egresados, 61% de ellos dieron informaciones sobre el itinerario de estudios y 20% sobre actuación profesional. Aun considerando esto, el uso de cuestionario todavía se hace necesario para obtener la opinión de los egresados.

 

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Biografía del autor/a

Deliane Gomes Botelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba-MG, Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade de Uberaba (2010) e Especialização em Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012). Atualmente ocupa o cargo de Tecnólogo em Gestão Pública no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Cursa o Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, conclusão prevista para agosto de 2020.

Marcelo Ponciano da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba-MG, Brasil

Bacharel em Informática Biomédica (2006), Mestre (2009) e Doutor (2014) em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Coordenador operacional, junto à CAPES, do Programa de Doutorado Interinstitucional entre IFTM-UFU. Tem experiência na área de computação e análise de sistemas. Atua principalmente nos seguintes temas: "Processamento Digital de Imagens" visando classificação e recuperação de imagens por conteúdo, bem como "Sistemas de Apoio à Decisão Médica", "Engenharia de Software e Análise/Modelagem de Sistemas" e "Tecnologias Computacionais Educacionais" promovendo aprendizado criativo através de metodologias ativas de aprendizagem. Desde fev/2018 atua como Diretor Geral do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico do IFTM.

Ernani Viriato de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba-MG, Brasil

Possui graduação em bacharelado em ciência da computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado (2006) e doutorado (2016) em ciência da computação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - campus Uberaba Parque Tecnológico. Tem experiência nas seguintes áreas da ciência da computação: engenharia de software, bioinformática, processamento digital de imagens e mineração de dados.

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Publicado

2020-11-05

Cómo citar

Botelho, D. G., Silva, M. P. da, & Melo, E. V. de. (2020). Redes sociales en el acompañamiento de egresados de la enseñanza secundaria integrada: oportunidades y limitaciones. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 341–365. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6491

Número

Sección

Artículos