Autoavaliação e heteroavaliação: uma abordagem prática no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.9199

Palavras-chave:

Autoavaliação, Heteroavaliação, Ensino superior, Ensino remoto

Resumo

Esta pesquisa-ação teve como objetivo compreender o impacto dos mecanismos de autoavaliação e heteroavaliação no ensino superior, por meio de abordagem prática num curso de engenharia. Para tal, foram realizadas experiências em cinco semestres, sendo três ocorridos presencialmente e dois como ensino remoto (devido à pandemia de covid-19), na mesma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção de uma instituição pública de ensino no Brasil. Como principais resultados, observou-se que as práticas de heteroavaliação e autoavaliação proporcionaram transparência ao processo de avaliação, potencializaram o aprendizado dos acadêmicos e fizeram com que eles mantivessem o comprometimento na tarefa proposta.

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Biografia do Autor

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil

Professora adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção na UFPel e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). É chefe da Seção e Apoio a Tecnologias Educacionais (SATE/PRE/UFPel). Pós-doutora em Administração pela Unisinos; doutora em Administração pela UFRGS e mestre e bacharel em Administração pela UFSM. Realizou estágio doutoral no Instituto de Educação da ULisboa. Pesquisa processos de ensino, aprendizagem e avaliação no ensino superior.

Walter Ruben Iriondo Otero, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil

Professor do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com bolsa sanduíche na Universidade de Manchester (Reino Unido), e Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal). Desenvolve pesquisa na área das Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Gestão do Conhecimento, CTS. É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/MEC.

Rafael Monteiro Botelho, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil

Graduando do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Começou seus estudos universitário no primeiro semestre de 2014, atualmente está cursando o sétimo semestre do mesmo curso. Atualmente sou o diretor administrativo e financeiro da empresa júnior do curso (EPROD).

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

Bolzan, L. M., Iriondo Otero, W. R., & Monteiro Botelho, R. (2022). Autoavaliação e heteroavaliação: uma abordagem prática no ensino superior: . Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e09199. https://doi.org/10.18222/eae.v33.9199

Edição

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Artigos