Escolas municipais de Fortaleza: dois momentos de reordenamento da rede escolar
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v33.8792Palavras-chave:
Rede Municipal de Ensino, Municipalização do Ensino, Anos Finais do Ensino Fundamental, Avaliação em Larga EscalaResumo
O artigo analisa a organização da rede escolar do município de Fortaleza, Ceará, no período de 1996 a 2019. O estudo é de natureza quantitativa, de caráter descritivo e explicativo, baseado em dados obtidos nas secretarias estadual e municipal de educação, provenientes do censo escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A análise mostra que a rede municipal passou por dois momentos de reordenamento: o primeiro, associado ao processo de municipalização do ensino fundamental, e o segundo, a especialização das escolas na oferta de um único segmento do ensino fundamental, vinculado às políticas de avaliação em larga escala e a mecanismos de accountability implementados na educação básica do Ceará.
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