Escolas municipais de Fortaleza: dois momentos de reordenamento da rede escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8792

Palavras-chave:

Rede Municipal de Ensino, Municipalização do Ensino, Anos Finais do Ensino Fundamental, Avaliação em Larga Escala

Resumo

O artigo analisa a organização da rede escolar do município de Fortaleza, Ceará, no período de 1996 a 2019. O estudo é de natureza quantitativa, de caráter descritivo e explicativo, baseado em dados obtidos nas secretarias estadual e municipal de educação, provenientes do censo escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A análise mostra que a rede municipal passou por dois momentos de reordenamento: o primeiro, associado ao processo de municipalização do ensino fundamental, e o segundo, a especialização das escolas na oferta de um único segmento do ensino fundamental, vinculado às políticas de avaliação em larga escala e a mecanismos de accountability implementados na educação básica do Ceará.

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Biografia do Autor

Erineuda do Amaral Soares, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza-CE, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestra em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora da Rede Municipal de Fortaleza e membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Política Educacional, Gestão e Aprendizagem".

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza-CE, Brasil

Doutora em Educação, Professora associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), docente do PPGE - UECE, pesquisadora da área de política e gestão e avaliação da educação básica.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Soares, E. do A., & Vidal, E. M. (2022). Escolas municipais de Fortaleza: dois momentos de reordenamento da rede escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e08792. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8792

Edição

Seção

Artigos