Avaliações externas: a institucionalização do debate em 30 anos da revista EAE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8734

Palavras-chave:

Estudos em Avaliação Educacional, Avaliação Externa, Revistas de Educação

Resumo

O artigo analisa textos publicados de 1990 a 2018, na revista Estudos em Avaliação Educacional, relacionados a avaliações externas. O principal argumento é o de que a revista contribuiu significativamente para a institucionalização desse debate no campo acadêmico brasileiro, com reflexões sobre concepções, desenhos, metodologias e formas de implementação das avaliações. Apresentam-se uma descrição quantitativa das publicações desse período e categorias de análise estabelecidas a priori e a posteriori. Como resultados, evidencia-se o protagonismo da Fundação Carlos Chagas nessa temática e identificam-se modos de consolidação do debate sobre avaliações externas no campo acadêmico brasileiro e lacunas de conhecimento sobre os usos das avaliações externas em escolas e redes de ensino.

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Biografia do Autor

Vandré Gomes da Silva, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo-SP, Brasil

Mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, é pesquisador na Fundação Carlos Chagas desde 2010, onde integra o Comitê Editorial do periódico Estudos em Avaliação Educacional. Atua nos seguintes temas: política e avaliação educacional, gestão escolar, implementação de políticas, formação de professores e análise conceitual do discurso educacional.

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo-SP, Brasil

Bacharel em História pela PUC/SP (1994) e Licenciada em História pela FAI/SP (1997). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Educação pela FEUSP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora de História na REE/SP. Atua, principalmente, nos seguintes temas: política educacional, avaliação educacional, gestão educacional, educação infantil.

Rodrigo Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. 

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Publicado

17-08-2022

Como Citar

Silva, V. G. da, Pimenta, C. O., & Rosistolato, R. (2022). Avaliações externas: a institucionalização do debate em 30 anos da revista EAE. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e08734. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8734

Edição

Seção

Três décadas de Estudos em Avaliação Educacional

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