Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8463

Palavras-chave:

Avaliação Formativa , Métodos De Avaliação , Ensino pela Internet

Resumo

Este artigo visa a contribuir com alternativas para avaliação educacional no contexto da pandemia de covid-19. Durante o período de isolamento social, os professores passaram a ensinar mediante práticas pedagógicas remotas em caráter emergencial, sobretudo com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, o que trouxe novos desafios para o processo de ensino e aprendizagem na escola. Entre tais desafios, encontra-se o da avaliação remota, diferente daquela usualmente empregada no ensino presencial. Apresentamos a avaliação formativa como uma estratégia viável nesse contexto, trazendo à discussão conceitos importantes e demonstrando sua efetividade a partir de duas utilizações práticas, com resultados significativos.

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Biografia do Autor

José Pinheiro de Queiroz-Neto, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus-AM, Brasil

Doutor em Ciência da Computação, Professor do Instituto Federal do Amazonas.

Alexandra Nascimento de Andrade, Secretaria do Estado de Educação do Amazonas (Seduc/AM), Manaus-AM, Brasil

Doutoranda em Educação pela REAMEC, Mestra em Educação em Ciências na Amazônia (UEA), Especialista em Gestão e Supervisão Escolar (UNINORTE), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FSDB), Especiaista em Gestão Escolar (FSDB), graduada em Pedagogia (FSDB). Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino.

Clisivânia Duarte de Souza, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus-AM, Brasil

Possui Mestrado em Educação tecnológica (IFAM) e graduação em Pedagogia (UFAM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar e Formação de Professores. Vasta experiência em Assessoria Pedagógica à Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e docentes nas Secretarias Municipal e Estadual de Educação. Especialista em Mídias Aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Amazonas.

Emanuelle Lorena Teixeira Chagas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM, Brasil

Mestranda em Educação Profissional Tecnológica (IFAM), Professora de Língua Inglesa com experiência no ensino público e privado, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas e Advogada autônoma.

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Publicado

31-01-2022

Como Citar

Queiroz-Neto, . J. P. de, Andrade, A. N. de ., Souza, C. D. de, & Chagas, E. L. T. (2022). Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de covid-19. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e08463. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8463

Edição

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Artigos