Avaliação em tempos pandêmicos: sentidos de aprendizagem em negociação

Autores

  • Marcus Leonardo Bomfim Martins Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3369-9260
  • Carmen Teresa Gabriel Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9503-6740

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8342

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Saber, Pandemia, Covid-19

Resumo

Este artigo problematiza os efeitos do contexto pandêmico sobre os processos de significação da interface avaliação-aprendizagem, percebida como um elemento incontornável nas disputas por sentidos de “escola democrática”. A partir de uma abordagem discursiva, inscrita na pauta pós-fundacional, exploram-se documentos normativos produzidos pelas secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e de Minas Gerais que tratam da educação no contexto da pandemia de covid-19. As análises apontam a hibridização de tradições e traduções no que diz respeito à interface citada, com acirramento da negociação entre sentidos de aprendizagem em perspectiva de aquisição de algo externo ao sujeito que aprende e como resposta particular desse mesmo sujeito.

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Biografia do Autor

Marcus Leonardo Bomfim Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória/UFRJ).

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de História da UFRJ.

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Publicado

22-10-2021

Como Citar

Martins, M. L. B., & Gabriel, C. T. (2021). Avaliação em tempos pandêmicos: sentidos de aprendizagem em negociação. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08342. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8342

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia

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