O direito à educação em tempos de pandemia: desafios da avaliação emancipatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8212

Palavras-chave:

Educação Básica , Direito À Educação , Avaliação Da Aprendizagem , Covid-19

Resumo

No texto, objetivamos discutir o direito à educação em diálogo com percepções sobre procedimentos de ensino e avaliação no contexto da pandemia. O trabalho, com abordagem qualitativa, dialoga com argumentos bibliográficos, documentais e empíricos. Os dados procedem de cinco países da América Latina, com a participação de 512 estudantes e 157 educadores da educação básica. Os resultados demonstram a fragilidade da garantia do direito à educação, que se evidencia nas concepções conservadoras, com ênfase em estratégias regulatórias, em detrimento das possibilidades de emancipação. A emancipação se desenvolve como resultante de processos participativos, ainda praticamente ausentes quando o assunto é a avaliação na educação básica.

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Biografia do Autor

Jéssica Adriane Pianezzola da Silva, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (PMSJP), São José dos Pinhais-PR, Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela PUCPR (2019; 2017). Professora na educação básica no Grupo Educacional Bom Jesus e na Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Talita Quinsler Veloso, Universidade Positivo (UP), Curitiba-PR, Brasil

Doutoranda em Educação, Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas; Psicóloga em um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares (Pinhais/PR) e psicóloga clínica em consultório particular (Curitiba/PR). Pesquisadora nas áreas do direito das infâncias, políticas públicas, direitos humanos, psicologia jurídica, psicologia analítica. Possui experiência com políticas para infância, na área protetiva e socioeducativa, capacitação da rede de proteção à criança e ao adolescente e psicoterapia.

Ana Carolina Ramos Passos, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (PMSJP), São José dos Pinhais-PR, Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Formada em Pedagogia pela mesma Universidade. Agraciada pelo Prêmio Marcelino Champagnat de Mérito Acadêmico. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores. Atualmente é professora no Ensino Fundamental - Anos Iniciais na Prefeitura de São José dos Pinhais e professora de Educação Infantil em uma instituição privada de ensino.

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Publicado

18-01-2022

Como Citar

Eyng, A. M., Pianezzola da Silva, J. A., Quinsler Veloso, T., & Ramos Passos, A. C. (2022). O direito à educação em tempos de pandemia: desafios da avaliação emancipatória: . Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08212. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8212

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia