A área de ciências nas avaliações internacionais de larga escala

Autores

  • Lenice Medeiros Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Alexandre Jaloto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • André Vitor Fernades dos Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4582

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Ensino de Ciências, Pisa, Terce.

Resumo

O artigo procura abordar os aspectos pedagógicos das avaliações internacionais que contam com a área de Ciências, focalizando especialmente a última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE). São apresentados e discutidos os alicerces conceituais e procedimentais desses estudos e alguns resultados relativos ao desempenho dos estudantes brasileiros. Nesse sentido, problematizam-se os limites e as possibilidades de uso desses dados para a formulação de políticas educacionais que impactam o ensino de Ciências, tais como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e as avaliações previstas no Plano Nacional da Educação (PNE).

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Biografia do Autor

Lenice Medeiros, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil

possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atuou como docente na Universidade Regional do Noroeste do RS (UNIJUI), nas áreas de ecologia e zoologia de invertebrados, de 1993 a 2007. Desde 2008 atua como pesquisadora tecnologista em informações e avaliações educacionais, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

Alexandre Jaloto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

André Vitor Fernades dos Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ).

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Medeiros, L., Jaloto, A., & Santos, A. V. F. dos. (2021). A área de ciências nas avaliações internacionais de larga escala. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(68), 512–537. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4582

Edição

Seção

Artigos