Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3687Palavras-chave:
Ensino Superior, Práticas de Avaliação, Avaliação em Educação, Avaliação Pedagógica, PercepçõesResumo
O propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas, baseada na avaliação para aprender e na distribuição de feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva, ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.
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