Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos

Autores

  • Eliana Bhering FCC
  • Beatriz de Oliveira Abuchaim Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255820142875

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas Públicas, Monitoramento, Avaliação

Resumo

Este artigo apresenta a primeira etapa do processo de construção
de um sistema de monitoramento para uma rede pública de
educação infantil (EI) do município do Rio de Janeiro. Partindo
de concepções teóricas a respeito de avaliação e monitoramento,
foram avaliadas 149 unidades escolares. A coleta de dados
seguiu o modelo das escalas de avaliação de ambientes e a análise
foi realizada de acordo com a Teoria Clássica das Medidas.
O objetivo centrou-se em extrair aspectos relevantes para o
monitoramento das políticas da EI do município em questão. A
análise dos dados incluiu também a compilação de informações
de diferentes fontes sobre o funcionamento da rede municipal.
Foram identificadas sete dimensões para a composição do
monitoramento das políticas e práticas educativas, além de
aspectos que podem contribuir para a melhoria do atendimento
nas unidades de ensino de EI

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Publicado

30-08-2014

Como Citar

Bhering, E., & Abuchaim, B. de O. (2014). Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(58), 74–99. https://doi.org/10.18222/eae255820142875

Edição

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