Cotidiano escolar e Saresp

Autores

  • Bruna Lammoglia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Salto
  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255820142792

Palavras-chave:

SARESP, ABORDA GEM FENOMENOLÓGICA, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, PESQUISA QUALITATIVA

Resumo

Com a presente pesquisa, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo e efetuada segundo uma abordagem fenomenológica. O Saresp é focado como fenômeno, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. São apresentadas, como resultado da investigação, convergências articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos de sujeitos entrevistados e textos teóricos estudados, tendo como eixos: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos com base nos resultados do Saresp; e visão da matemática escolar.

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Biografia do Autor

Bruna Lammoglia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Salto

Doutora em Educação Matemática pela Unesp- campus Rio Claro.

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - campus Rio Claro

Doutora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro Livre-Docente pela Unesp - campus de Araraquara

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Publicado

30-08-2014

Como Citar

Lammoglia, B., & Bicudo, M. A. V. (2014). Cotidiano escolar e Saresp. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(58), 210–241. https://doi.org/10.18222/eae255820142792

Edição

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Outros Temas