Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Magistrados: suficiências e insuficiências

Autores

  • Raimundo Helio Leite
  • Rui Verlaine Oliveira Moreira
  • Carmesina Ribeiro Gurgel

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173520062113

Palavras-chave:

Avaliação, Magistrados, Método Fenomenológico, Aperfeiçoamento Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar a contribuição dos cursos de aperfeiçoamento e de especialização de magistrados, ministrados pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), no período de 1995 a 2002. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada e o universo constituiu-se de 522 alunos que freqüentaram os cursos estudados, tendo sido retirada uma amostra de 60 participantes, proporcional ao tamanho da cada turma, representando 11,5% do universo. Foi utilizado o método fenomenológico de Edmund Husserl (1990), especialmente a redução fenomenológica que identificou a contribuição que os cursos deram para a formação dos magistrados. As falas apontam contribuição para a formação dos participantes, ao lado de insuficiências.

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Biografia do Autor

Raimundo Helio Leite

Rui Verlaine Oliveira Moreira

Carmesina Ribeiro Gurgel

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Publicado

30-12-2006

Como Citar

Leite, R. H., Moreira, R. V. O., & Gurgel, C. R. (2006). Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Magistrados: suficiências e insuficiências. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(35), 159–186. https://doi.org/10.18222/eae173520062113

Edição

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