Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: O sentido das pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10544Palavras-chave:
Biblioteca Universitária, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Avaliação Institucional, Avaliação de CursosResumo
O artigo visa a analisar os sentidos dos objetivos gerais e específicos das pesquisas publicadas de 2004 a 2021 sobre a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para as bibliotecas universitárias federais. Utilizaram-se, para a análise de 31 pesquisas, os métodos revisão sistemática da literatura e interpretação de sentidos. Predominaram pesquisas com a finalidade de instrumentalizar a biblioteca para as avaliações externas, visando à adoção dos indicadores. A minoria considerou a autoavaliação e a maioria priorizou o sentido da regulação em detrimento da avaliação. Assim, são necessárias pesquisas com análises críticas para entender a totalidade do sistema avaliativo e os seus efeitos reguladores sobre o setor.
Downloads
Referências
Alves, R. B. C. (2014). Avaliação externa de curso de graduação e os procedimentos de qualificação dos acervos em uma instituição federal de ensino superior [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Manancial: Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/4714?show=full
Atallah, A. N., & Castro, A. A. (1998). Revisão sistemática da literatura e metanálise: A melhor forma de evidência para tomada de decisão em saúde e a maneira mais rápida de atualização terapêutica. In A. N. Atallah, & A. A. Castro (Orgs.), Evidências para melhores decisões clínicas (pp. 20-28). Lemos.
Barcelos, M. E. A. S., & Gomes, M. L. B. M. (2004). Preparando sua biblioteca para avaliação do MEC [Resumo expandido]. Repositório Febab. http://repositorio.febab.org.br/items/show/4699
Barreyro, G. B., & Rothen, J. C. (2014). Percurso da avaliação da educação superior nos Governos Lula. Educação e Pesquisa, 40(1), 61-76. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014000100005
Brasil, H. dos S. (2011). Avaliação do processo de modernização da Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2364
Brasil, H. dos S., & Ribeiro, M. E. da S. (2022). Avaliação de bibliotecas universitárias segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. In F. L. de S. Moura, H. dos S. Brasil, I. Pinto, M. E. da S. Ribeiro, & S. Santiago-Vieira (Orgs.), Anais do 15. Seminário Nacional de Políticas Educacionais & 4. Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores (pp. 200-207). PPGED/UFPA.
Cavalcante, J. C. A. (2018). Proposta de um plano de ação para otimizar os recursos destinados à aquisição de materiais bibliográficos do SIBI/UFAL: A contribuição do SIBI nas avaliações de desempenho da UFAL no âmbito do Sinaes [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Alagoas]. Riufal: Repositório Institucional da UFAL. https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3909
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Costa, J. H. L. da. (2017). Avaliação da educação superior: O sistema de bibliotecas da UFPB e a evolução dos seus indicadores de desempenho [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9343?locale=pt_BR
Decreto n. 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. (2005). Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5378.htm
Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. (2007). Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação de Expansão das Universidades Federais – Reuni. Brasília, DF. https://planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm
Decreto n. 9.094, de 17 de julho de 2017. (2017). Regulamenta dispositivos da Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017, dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF como instrumento suficiente e substitutivo para a apresentação de dados do cidadão no exercício de obrigações e direitos e na obtenção de benefícios, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. (Redação dada pelo Decreto n. 9.723, de 2019). Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9094.htm
Dias, J., Sobrinho. (2003). Avaliação: Políticas educacionais e reformas da educação superior. Cortez.
Dziekaniak, C. V. (2006). Participação do bibliotecário nas comissões de avaliação do ministério da educação (MEC) nos processos de reconhecimento de cursos de graduação. Biblos – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 18, 169-178. http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/24019
Estela, F. M. S., & Cunha, M. B. (2017). Biblioteca universitária e os indicadores do Sinaes: Estudo do caso da Universidade de Brasília. Informação & Sociedade, 27(1), 175-186. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32416
Ferreira, S. P. da S. (2016). Impactos da avaliação do Inep sobre o desenvolvimento de coleções das bibliotecas da UFRJ [Dissertação de mestrado profissional, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro]. Hórus. http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11155
Gois, M. J. S. (2009). Mensuração de desempenho nas organizações: A gestão de indicadores na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/607
Gomes, R. (2016). Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In M. N. S. Minayo, S. F. Deslandes, & R. Gomes (Orgs.), Pesquisa social: Teoria, método e criatividade (pp. 86-94). Vozes.
Gonçalves, S. S. (2014). Biblioteca e avaliação de instituições de educação superior: Avaliação do MEC. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, 3(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17517
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2004). Roteiro de auto-avaliação institucional: Orientações gerais. Inep. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_superior/roteiro_de_auto_avaliacao_institucional_2004.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017a). Instrumento de avaliação de cursos de graduação: Presencial e a distância – Autorização. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_autorizacao.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017b). Instrumento de avaliação de cursos de graduação: Presencial e a distância – Reconhecimento, renovação de reconhecimento. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017c). Instrumento de avaliação institucional externa: Presencial e a distância – Credenciamento. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/instrumentos/2017/IES_credenciamento.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017d). Instrumento de avaliação institucional externa: Presencial e a distância – Recredenciamento, transformação de organização acadêmica. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/instrumentos/2017/IES_recredenciamento.pdf
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. (2001). Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm
Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. (2004). Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.861.htm
Leite, D., Tutikian, J., & Holz, N. (2000). Avaliação e compromisso: Construção e prática da avaliação institucional em uma universidade pública. Editora da UFRGS.
Lima, G. M. P. (2018). Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba: Contribuições dos instrumentos do Sinaes no processo de avaliação, na visão dos gestores [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. PPGAES/UFPB. https://www.ufpb.br/ppgaes/contents/documentos/dissertacoes/turma-2/m-sc-glaucia-michelyne-paes-de-lima.pdf
Lubisco, N. M. L. (2007). La evaluación en la biblioteca universitaria brasileña: Evolución y propuesta de mejora [Tese de doutorado]. Universidad Carlos III de Madrid.
Lubisco, N. M. L. (2008). A biblioteca universitária brasileira: Uma proposta para avaliar seu desempenho. Ponto de Acesso, 2(1), 153-199. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/2671
Lubisco, N. M. L. (2014). Relatório de pesquisa: Bibliotecas universitárias, seus serviços e produtos – Transposição de um modelo teórico de avaliação para um instrumento operacional. Ponto de Acesso, 8(3), 80-141. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/12834
Lubisco, N. M. L., & Sousa, F. B. (2019). Avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia: A biblioteca universitária em foco, de 2010 a 2017. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 12(3), 665-701. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.17762
Lunkes, I. M. K. (2019). Diretrizes orientadoras para plano de gestão de bibliotecas de instituições de ensino superior: Um estudo de campo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Manancial: Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/21361?show=full
Maia, L. C. G., & Santos, M. de S. L. (2015). Gestão da biblioteca universitária: Análise com base nos indicadores de avaliação do MEC. Perspectivas em Ciência da Informação, 20(2), 100-119. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2079
Maia, M. F. G., & Guerra, M. das G. G. V. (2020). Princípios avaliativos para biblioteca universitária: Promovendo cultura, arte e conhecimento para além do acervo de livros. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 18, Artigo e020013. https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8659641
Maia, M. L. J. (2021). Gestão de bibliotecas na Universidade Federal da Paraíba: Análise com base nos indicadores de avaliação [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21365?locale=pt_BR
Masson, G. (2014). Orientações para o desenvolvimento de investigação em políticas educativas a partir da teoria marxista. In C. Tello, & M. L. P. Almeida, Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional (pp. 55-76). Mercado de Letras.
Mattos, M. H. F., Filha, & Cianconi, R. de B. (2015). Critérios para avaliação de bibliotecas na educação superior a distância. Informação & Informação, 20(3), 410-432. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p410
Mesquita, M. de F. N. (2016). Avaliação do impacto do programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais (REUNI), no Sistema de Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal do Ceará [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35958
Pereira, C. P. C., & Varvakis, G. (2018). Avaliação e tomada de decisão em biblioteca universitária a partir de indicadores de desempenho. Transinformação, 30(2), 219-235. https://doi.org/10.1590/2318-08892018000200007
Pinto, L. D. C. (2013). Cobertura do acervo do Sistema de Bibliotecas da UFC: Importância para a avaliação do MEC [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7952
Porto, O. J. F. (2013). Gestão de bibliotecas: Avaliação estrutural das bibliotecas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Amazonas]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3553
Ramalho, V. P. (2017). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e os indicadores de avaliação referente à biblioteca universitária: Construindo um modelo de avaliação para o Sistemoteca da UFPB [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12972?locale=pt_BR
Reis, C. C. (2020). O papel da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense do campus Macaé nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior [Dissertação de mestrado profissional, Universidade Federal de Juiz de Fora]. CAEd UFJF. https://mestrado.caedufjf.net/o-papel-da-biblioteca-do-instituto-federal-de-educacao-ciencia-e-tecnologia-fluminense-do-campus-macae-nas-avaliacoes-do-sistema-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/
Ristoff, D. (2024). Revisitando o Sinaes: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Insular.
Rothen, J. C., Bernardes, J. S., Borges, R. M., & Griboski, C. M. (2018). Cursos de graduação no Sinaes: A prática institucional entre parâmetros nacionais e internacionais de avaliação e acreditação da qualidade. Acta Scientiarum. Education, 40(4), Artigo e37650. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.37650
Silva, K. M. G. da. (2020). O Sinaes na avaliação das bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51548?locale=pt_BR
Soares, U. G. (2018). A biblioteca universitária na avaliação de cursos de graduação pelo Ministério da Educação: O caso da Biblioteca Central da Universidade Federal de Juiz de Fora [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. CAEd UFJF. https://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2018/03/Uiara-FINAL-2018.pdf
Sousa, F. B. de. (2018). Bibliografia básica e complementar para os cursos de graduação da UFBA: Uma construção conjunta pelo docente e pela biblioteca, à luz das normas do Inep [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29411
Spader, L. A., Fujimoto, E. M. V., Araújo, P. C., & Aquilante, P. P., Junior. (2012). Avaliação do acervo da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná com relação à bibliografia básica do curso de graduação em direito. In Anais do 17. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (pp. 1-13). SNBU. https://www.researchgate.net/publication/346395752_Avaliacao_do_acervo_da_Biblioteca_de_Ciencias_Juridicas_da_Universidade_Federal_do_Parana_com_relacao_a_bibliografia_basica_do_Curso_de_ Graduacao_em_Direito
Stroparo, E. M. (2018). Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência: Uma análise nas bibliotecas universitárias [Tese de doutorado, Universidade Federal do Paraná]. Acervo Digital da UFPR. https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/58233?show=full
Stroparo, E. M., & Moreira, L. C. (2021). Bibliotecas universitárias federais brasileiras: Acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Educação UFSM, 46, Artigo e16. https://doi.org/10.5902/1984644440029
Verhine, R. E. (2015). Avaliação e regulação da educação superior: Uma análise a partir dos primeiros 10 anos do Sinaes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(3), 603-619. https://doi.org/10.1590/S1414-40772015000300003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).