Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: O sentido das pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10544

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Avaliação Institucional, Avaliação de Cursos

Resumo

O artigo visa a analisar os sentidos dos objetivos gerais e específicos das pesquisas publicadas de 2004 a 2021 sobre a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para as bibliotecas universitárias federais. Utilizaram-se, para a análise de 31 pesquisas, os métodos revisão sistemática da literatura e interpretação de sentidos. Predominaram pesquisas com a finalidade de instrumentalizar a biblioteca para as avaliações externas, visando à adoção dos indicadores. A minoria considerou a autoavaliação e a maioria priorizou o sentido da regulação em detrimento da avaliação. Assim, são necessárias pesquisas com análises críticas para entender a totalidade do sistema avaliativo e os seus efeitos reguladores sobre o setor.

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Biografia do Autor

Heloisa dos Santos Brasil, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém-PA, Brasil

Doutoranda em Educação (PPGED/UFPA), pesquisa a biblioteca universitária nas modalidades de avaliação do Sinaes/MEC. É Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Especialista em Docência do Ensino Superior (UFT). E Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Maria Edilene da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém-PA, Brasil

Professora Associada da Universidade Federal do Pará. Pós-doutora em Educação, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Formação e Práxis Educativa (Geppeduc).

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Brasil, H. dos S., & Ribeiro, M. E. da S. (2024). Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: O sentido das pesquisas. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10544. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10544

Edição

Seção

Artigos