Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: O sentido das pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10544Palavras-chave:
Biblioteca Universitária, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Avaliação Institucional, Avaliação de CursosResumo
O artigo visa a analisar os sentidos dos objetivos gerais e específicos das pesquisas publicadas de 2004 a 2021 sobre a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para as bibliotecas universitárias federais. Utilizaram-se, para a análise de 31 pesquisas, os métodos revisão sistemática da literatura e interpretação de sentidos. Predominaram pesquisas com a finalidade de instrumentalizar a biblioteca para as avaliações externas, visando à adoção dos indicadores. A minoria considerou a autoavaliação e a maioria priorizou o sentido da regulação em detrimento da avaliação. Assim, são necessárias pesquisas com análises críticas para entender a totalidade do sistema avaliativo e os seus efeitos reguladores sobre o setor.
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