Evaluation of Sinaes for university libraries: The meaning of research
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10544Keywords:
University Libraries, National Higher Education Evaluation System, Institutional Evaluation, Course EvaluationAbstract
The present article aims to analyze the meanings of the general and specific objectives of the research published between 2004 and 2021 on the evaluation of the National Higher Education Evaluation System for federal university libraries. A systematic literature review and interpretation of meanings were used to analyze 31 studies. Research focused primarily on providing tools for libraries to prepare for external evaluations, seeking to adopt indicators. The minority considered self-assessment and the majority prioritized the notion of regulation over evaluation. Research with critical analysis is therefore needed to understand the full extent of the evaluation system and its regulatory effects on the sector.
Downloads
References
Alves, R. B. C. (2014). Avaliação externa de curso de graduação e os procedimentos de qualificação dos acervos em uma instituição federal de ensino superior [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Manancial: Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/4714?show=full
Atallah, A. N., & Castro, A. A. (1998). Revisão sistemática da literatura e metanálise: A melhor forma de evidência para tomada de decisão em saúde e a maneira mais rápida de atualização terapêutica. In A. N. Atallah, & A. A. Castro (Orgs.), Evidências para melhores decisões clínicas (pp. 20-28). Lemos.
Barcelos, M. E. A. S., & Gomes, M. L. B. M. (2004). Preparando sua biblioteca para avaliação do MEC [Resumo expandido]. Repositório Febab. http://repositorio.febab.org.br/items/show/4699
Barreyro, G. B., & Rothen, J. C. (2014). Percurso da avaliação da educação superior nos Governos Lula. Educação e Pesquisa, 40(1), 61-76. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014000100005
Brasil, H. dos S. (2011). Avaliação do processo de modernização da Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2364
Brasil, H. dos S., & Ribeiro, M. E. da S. (2022). Avaliação de bibliotecas universitárias segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. In F. L. de S. Moura, H. dos S. Brasil, I. Pinto, M. E. da S. Ribeiro, & S. Santiago-Vieira (Orgs.), Anais do 15. Seminário Nacional de Políticas Educacionais & 4. Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores (pp. 200-207). PPGED/UFPA.
Cavalcante, J. C. A. (2018). Proposta de um plano de ação para otimizar os recursos destinados à aquisição de materiais bibliográficos do SIBI/UFAL: A contribuição do SIBI nas avaliações de desempenho da UFAL no âmbito do Sinaes [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Alagoas]. Riufal: Repositório Institucional da UFAL. https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3909
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Costa, J. H. L. da. (2017). Avaliação da educação superior: O sistema de bibliotecas da UFPB e a evolução dos seus indicadores de desempenho [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9343?locale=pt_BR
Decreto n. 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. (2005). Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5378.htm
Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. (2007). Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação de Expansão das Universidades Federais – Reuni. Brasília, DF. https://planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm
Decreto n. 9.094, de 17 de julho de 2017. (2017). Regulamenta dispositivos da Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017, dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF como instrumento suficiente e substitutivo para a apresentação de dados do cidadão no exercício de obrigações e direitos e na obtenção de benefícios, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. (Redação dada pelo Decreto n. 9.723, de 2019). Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9094.htm
Dias, J., Sobrinho. (2003). Avaliação: Políticas educacionais e reformas da educação superior. Cortez.
Dziekaniak, C. V. (2006). Participação do bibliotecário nas comissões de avaliação do ministério da educação (MEC) nos processos de reconhecimento de cursos de graduação. Biblos – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 18, 169-178. http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/24019
Estela, F. M. S., & Cunha, M. B. (2017). Biblioteca universitária e os indicadores do Sinaes: Estudo do caso da Universidade de Brasília. Informação & Sociedade, 27(1), 175-186. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/32416
Ferreira, S. P. da S. (2016). Impactos da avaliação do Inep sobre o desenvolvimento de coleções das bibliotecas da UFRJ [Dissertação de mestrado profissional, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro]. Hórus. http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11155
Gois, M. J. S. (2009). Mensuração de desempenho nas organizações: A gestão de indicadores na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/607
Gomes, R. (2016). Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In M. N. S. Minayo, S. F. Deslandes, & R. Gomes (Orgs.), Pesquisa social: Teoria, método e criatividade (pp. 86-94). Vozes.
Gonçalves, S. S. (2014). Biblioteca e avaliação de instituições de educação superior: Avaliação do MEC. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, 3(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17517
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2004). Roteiro de auto-avaliação institucional: Orientações gerais. Inep. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_superior/roteiro_de_auto_avaliacao_institucional_2004.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017a). Instrumento de avaliação de cursos de graduação: Presencial e a distância – Autorização. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_autorizacao.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017b). Instrumento de avaliação de cursos de graduação: Presencial e a distância – Reconhecimento, renovação de reconhecimento. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017c). Instrumento de avaliação institucional externa: Presencial e a distância – Credenciamento. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/instrumentos/2017/IES_credenciamento.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017d). Instrumento de avaliação institucional externa: Presencial e a distância – Recredenciamento, transformação de organização acadêmica. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/instrumentos/2017/IES_recredenciamento.pdf
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. (2001). Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm
Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. (2004). Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.861.htm
Leite, D., Tutikian, J., & Holz, N. (2000). Avaliação e compromisso: Construção e prática da avaliação institucional em uma universidade pública. Editora da UFRGS.
Lima, G. M. P. (2018). Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba: Contribuições dos instrumentos do Sinaes no processo de avaliação, na visão dos gestores [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. PPGAES/UFPB. https://www.ufpb.br/ppgaes/contents/documentos/dissertacoes/turma-2/m-sc-glaucia-michelyne-paes-de-lima.pdf
Lubisco, N. M. L. (2007). La evaluación en la biblioteca universitaria brasileña: Evolución y propuesta de mejora [Tese de doutorado]. Universidad Carlos III de Madrid.
Lubisco, N. M. L. (2008). A biblioteca universitária brasileira: Uma proposta para avaliar seu desempenho. Ponto de Acesso, 2(1), 153-199. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/2671
Lubisco, N. M. L. (2014). Relatório de pesquisa: Bibliotecas universitárias, seus serviços e produtos – Transposição de um modelo teórico de avaliação para um instrumento operacional. Ponto de Acesso, 8(3), 80-141. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/12834
Lubisco, N. M. L., & Sousa, F. B. (2019). Avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia: A biblioteca universitária em foco, de 2010 a 2017. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 12(3), 665-701. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.17762
Lunkes, I. M. K. (2019). Diretrizes orientadoras para plano de gestão de bibliotecas de instituições de ensino superior: Um estudo de campo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Manancial: Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/21361?show=full
Maia, L. C. G., & Santos, M. de S. L. (2015). Gestão da biblioteca universitária: Análise com base nos indicadores de avaliação do MEC. Perspectivas em Ciência da Informação, 20(2), 100-119. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2079
Maia, M. F. G., & Guerra, M. das G. G. V. (2020). Princípios avaliativos para biblioteca universitária: Promovendo cultura, arte e conhecimento para além do acervo de livros. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 18, Artigo e020013. https://doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8659641
Maia, M. L. J. (2021). Gestão de bibliotecas na Universidade Federal da Paraíba: Análise com base nos indicadores de avaliação [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21365?locale=pt_BR
Masson, G. (2014). Orientações para o desenvolvimento de investigação em políticas educativas a partir da teoria marxista. In C. Tello, & M. L. P. Almeida, Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional (pp. 55-76). Mercado de Letras.
Mattos, M. H. F., Filha, & Cianconi, R. de B. (2015). Critérios para avaliação de bibliotecas na educação superior a distância. Informação & Informação, 20(3), 410-432. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p410
Mesquita, M. de F. N. (2016). Avaliação do impacto do programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais (REUNI), no Sistema de Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal do Ceará [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35958
Pereira, C. P. C., & Varvakis, G. (2018). Avaliação e tomada de decisão em biblioteca universitária a partir de indicadores de desempenho. Transinformação, 30(2), 219-235. https://doi.org/10.1590/2318-08892018000200007
Pinto, L. D. C. (2013). Cobertura do acervo do Sistema de Bibliotecas da UFC: Importância para a avaliação do MEC [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7952
Porto, O. J. F. (2013). Gestão de bibliotecas: Avaliação estrutural das bibliotecas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Amazonas]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3553
Ramalho, V. P. (2017). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e os indicadores de avaliação referente à biblioteca universitária: Construindo um modelo de avaliação para o Sistemoteca da UFPB [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12972?locale=pt_BR
Reis, C. C. (2020). O papel da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense do campus Macaé nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior [Dissertação de mestrado profissional, Universidade Federal de Juiz de Fora]. CAEd UFJF. https://mestrado.caedufjf.net/o-papel-da-biblioteca-do-instituto-federal-de-educacao-ciencia-e-tecnologia-fluminense-do-campus-macae-nas-avaliacoes-do-sistema-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/
Ristoff, D. (2024). Revisitando o Sinaes: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Insular.
Rothen, J. C., Bernardes, J. S., Borges, R. M., & Griboski, C. M. (2018). Cursos de graduação no Sinaes: A prática institucional entre parâmetros nacionais e internacionais de avaliação e acreditação da qualidade. Acta Scientiarum. Education, 40(4), Artigo e37650. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.37650
Silva, K. M. G. da. (2020). O Sinaes na avaliação das bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51548?locale=pt_BR
Soares, U. G. (2018). A biblioteca universitária na avaliação de cursos de graduação pelo Ministério da Educação: O caso da Biblioteca Central da Universidade Federal de Juiz de Fora [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. CAEd UFJF. https://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2018/03/Uiara-FINAL-2018.pdf
Sousa, F. B. de. (2018). Bibliografia básica e complementar para os cursos de graduação da UFBA: Uma construção conjunta pelo docente e pela biblioteca, à luz das normas do Inep [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29411
Spader, L. A., Fujimoto, E. M. V., Araújo, P. C., & Aquilante, P. P., Junior. (2012). Avaliação do acervo da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná com relação à bibliografia básica do curso de graduação em direito. In Anais do 17. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (pp. 1-13). SNBU. https://www.researchgate.net/publication/346395752_Avaliacao_do_acervo_da_Biblioteca_de_Ciencias_Juridicas_da_Universidade_Federal_do_Parana_com_relacao_a_bibliografia_basica_do_Curso_de_ Graduacao_em_Direito
Stroparo, E. M. (2018). Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência: Uma análise nas bibliotecas universitárias [Tese de doutorado, Universidade Federal do Paraná]. Acervo Digital da UFPR. https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/58233?show=full
Stroparo, E. M., & Moreira, L. C. (2021). Bibliotecas universitárias federais brasileiras: Acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Educação UFSM, 46, Artigo e16. https://doi.org/10.5902/1984644440029
Verhine, R. E. (2015). Avaliação e regulação da educação superior: Uma análise a partir dos primeiros 10 anos do Sinaes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(3), 603-619. https://doi.org/10.1590/S1414-40772015000300003
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Estudos em Avaliação Educacional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).