Monitorando o ambiente escolar para a Educação Física no ensino fundamental

Autores

  • Joaquim José Soares Neto Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Raíssa Ferreira Teixeira Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3587

Palavras-chave:

Escolas, Infraestrutura da Educação, Monitoramento, Educação Física.

Resumo

A Educação Física escolar contribui para o enriquecimento da experiência dos alunos na educação básica, viabilizando o seu acesso a um vasto universo cultural. Assim, para que seus conteúdos sejam explorados pelos professores e sua experiência seja apreendida de maneira positiva pelos alunos, é importante a existência de condições materiais e de infraestrutura, as quais convencionamos chamar ambiente escolar para a Educação Física. Destarte, a proposta deste trabalho consistiu na estruturação de um instrumento de coleta de informações para o monitoramento do ambiente escolar para o ensino e prática da Educação Física, tendo como referencial os conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia de construção do instrumento contou com duas etapas: 1) procedimentos teóricos via revisão de literatura e sistematização teórica e sua operacionalização em itens do questionário; 2) submissão à análise de especialistas para validação semântica e teórica.

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Biografia do Autor

Joaquim José Soares Neto, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professor Titular da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Raíssa Ferreira Teixeira, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestranda da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

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Publicado

13-12-2017

Como Citar

Soares Neto, J. J., & Teixeira, R. F. (2017). Monitorando o ambiente escolar para a Educação Física no ensino fundamental. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(69), 686–717. https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3587

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