Uma avaliação do sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília

Autores

  • Francisco Augusto da Costa Garcia Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Girlene Ribeiro de Jesus Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266102773

Palavras-chave:

Sistema de cotas, Ação afirmativa, Universidade de Brasília, Ensino Superior.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é comparar o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas ao longo do curso. Para tanto, analisaram-se os dados do Índice de Rendimento Acadêmico de nove cursos, tomando-os separadamente para cada semestre. Pudemos verificar que, em cinco dos nove cursos analisados, não foram observadas diferenças significativas entre as médias semestrais do Índice de Rendimento Acadêmico dos alunos cotistas e dos alunos do sistema universal 50% ou mais dos semestres. Sendo que três desses cursos, não há diferença significativa em nenhum dos semestres. Apenas o curso de Biologia apresentou diferença significativa em todos os semestres.  Além dos cursos de Engenharia, foi observado em outros cursos selecionados, vantagem do grupo de alunos do sistema universal sobre o de cotista pela concentração da presença de diferenças significativas entre as médias do Índice de Rendimento Acadêmico nos semestres da primeira metade do curso, indicando provável reflexo da falta de preparo para cursar certas disciplinas.

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Biografia do Autor

Francisco Augusto da Costa Garcia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

 

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil.

 

 

Girlene Ribeiro de Jesus, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

 

 

Referências

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Publicado

22-06-2015

Como Citar

Garcia, F. A. da C., & Jesus, G. R. de. (2015). Uma avaliação do sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(61), 146–165. https://doi.org/10.18222/eae266102773

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Tema em Destaque - Tendências e perspectivas em avaliação educacional

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