Educação e democracia: do risco de desarticulação a uma recomposição crítica

Autores

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Escolas

Resumo

Retornando a um tema que é um clássico em teoria da educação, o presente artigo procura respostas fundamentadas para um problema atual: a erosão da relação entre educação e democracia e o risco de assistirmos, se nada for feito, a uma desarticulação de ambas nos contextos em que a neoliberalização levou mais longe a economização de esferas e atividades, incluindo as não diretamente económicas. Voltado para as instituições escolares, e partindo da análise criteriosa desse fenómeno, o artigo aponta para uma recomposição crítica do alinhamento entre educação e democracia, especificando o que isso implica no percurso educativo dos mais novos nas escolas realmente existentes.

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Biografia do Autor

Manuel Gonçalves Barbosa, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Prof. Doutor em Educação no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

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Publicado

08-10-2020

Como Citar

Barbosa, M. G. (2020). Educação e democracia: do risco de desarticulação a uma recomposição crítica. Cadernos De Pesquisa, 50(177), 759–773. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7147

Edição

Seção

Artigos