Escolha de saberes a ensinar na escola indígena: dois casos guarani em São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Escola Indígena, Guarani, Inovação, Currículo

Resumo

Como se escolhem os saberes que circulam nas escolas indígenas? Essa pergunta serve a iluminar as formas de poder local e extralocal que definem os sentidos coletivos da educação em comunidades locais. A pesquisa apresentada neste artigo enfrenta esse problema. Fizemos observação direta de duas escolas em aldeias guarani de São Paulo e realizamos entrevistas e conversas informais com seus profissionais e lideranças. Os resultados são descrições da influência de condutas governamentais, concepções docentes e preferências comunitárias sobre a conformação do trabalho escolar, em que se destaca a atuação dos professores indígenas: estes pontualmente configuram práticas de autonomia que, na perspectiva de pequena escala da lógica de inovação educacional, superam um molde colonialista.

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Biografia do Autor

Elie Ghanem, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Tem graduação em pedagogia (1986), mestrado (1992) e doutorado (2000) em Educação na USP, onde trabalha como professor doutor. Atua principalmente nos temas: mudança educacional, reforma educacional, inovação educacional, educação escolar indígena, qualidade da educação, gestão escolar e democracia.

Fabio de Oliveira Nogueira da Silva, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. Trabalha com populações indígenas (Guarani/Guarani Mbya) em estudos de impacto ambiental e atua como pesquisador associado na área de educação escolar indígena. Atuou em processos de demarcação de Terras Indígenas do povo Guarani.

Diana de Paula Pellegrini, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Educadora popular, comunicadora, tradutora e revisora, assessora indigenista, formadora docente e gestora de projetos. Graduada em Comunicação Social. Integra desde 2011 a linha de pesquisa em Educação Escolar Indígena do Ceunir (Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp).

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Publicado

27-09-2022

Como Citar

Ghanem, E., Silva, F. de O. N. da, & Pellegrini, D. de P. . (2022). Escolha de saberes a ensinar na escola indígena: dois casos guarani em São Paulo. Cadernos De Pesquisa, 52, e08644. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8644

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo