Tamanho da escola: qual é o mais efetivo e para quem?.
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02520022192Palavras-chave:
Tamanho da escola e aprendizagem, modelos hierárquicos lineares, desempenho em leitura e matemática, composição social, nível socioeconômicoResumo
Neste estudo investiga-se a relação entre a aprendizagem e o tamanho da escola de nível médio nos E.U.A. Foram estudadas três levas de dados coletados na pesquisa do National Educational Longitudinal Study de 1988 (NELS: 88) e utilizados modelos hierárquicos lineares, com o HLM, para verificar como o desenvolvimento do desempenho dos estudantes em leitura e matemática, durante os anos da escola média, é influenciado pelo tamanho da escola que freqüentam. A pesquisa focalizou três questões centrais: (a) "Que tamanho de escola média é o mais efetivo para a aprendizagem dos alunos?", (b) "Em que tamanho de escola a aprendizagem é distribuída de modo mais eqüitativo?", (c) "São os efeitos do tamanho distribuídos consistentemente por escolas que diferem em sua composição social?" O tamanho da escola tem efeito mais forte sobre a aprendizagem em escolas com concentração de alunos de baixo nível socioeconômico, assim como nas escolas com maior concentração de alunos de minorias sociais. A discussão dos resultados do estudo focaliza implicações relativas à política educacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).