Efeitos do Plano de Desenvolvimento da Escola nos resultados escolares

Autores

  • Fatima Alves Global Partnership for Education, Washington, D.C., Estados Unidos
  • Gregory Elacqua Departamento de Setor Social da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, D.C., Estados Unidos
  • Matías Martínez Departamento de Setor Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, D.C., Estados Unidos
  • Humberto Santos Departamento de Setor Social da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, D.C., Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3765

Palavras-chave:

Plano de Desenvolvimento da Escola – Pde-Escola, Accountability, Modelos Fixos, Política Educacional

Resumo

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é um instrumento de planejamento para escolas que recebem capacitação técnica e apoio financeiro do MEC para elaborar um plano de melhoria nas dimensões de gestão, relação com a comunidade, projeto político-pedagógico e infraestrutura. Para avaliar se o PDE-Escola tem efeito no desempenho acadêmico das escolas foram utilizados os dados administrativos e da Prova Brasil entre os anos de 2005 a 2012 e a estimação de modelos fixo no nível da escola e por ano. Foram construídos três grupos que permitiu verificar qual o componente que possui efeito na melhoria dos resultados: apenas planejar, planejar e receber recursos e se os resultados encontrados se mantinham ao longo do tempo. Os resultados apontam que PDE-Escola só tem efeito quando associado ao repasse de recursos. Os resultados foram bastante heterogêneos entre os estados brasileiros o que sugere que o desenho e o contexto da implementação do programa importa. 

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Biografia do Autor

Fatima Alves, Global Partnership for Education, Washington, D.C., Estados Unidos

Consultora em Educação do Global Partnership for Education, Washington, D.C., Estados Unidos

Gregory Elacqua, Departamento de Setor Social da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, D.C., Estados Unidos

Economista Principal do Departamento de Setor Social da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, D.C., Estados Unidos

Matías Martínez, Departamento de Setor Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, D.C., Estados Unidos

Consultor do Departamento de Setor Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, D.C., Estados Unidos

Humberto Santos, Departamento de Setor Social da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, D.C., Estados Unidos

Consultor do Departamento de Setor Social da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, D.C., Estados Unidos

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Publicado

20-05-2016

Como Citar

Alves, F., Elacqua, G., Martínez, M., & Santos, H. (2016). Efeitos do Plano de Desenvolvimento da Escola nos resultados escolares. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 128–159. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3765

Edição

Seção

Artigos