Desdobramentos dos relatórios das avaliações em larga escala

Autores

  • Karina Alves Biasoli Stanich Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Clarilza Prado de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3439

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Representações Sociais, Ensino, Geometria

Resumo

A partir dos relatórios das avaliações em larga escala realizadas, ao longo de seis anos, por um sistema de ensino da rede privada, analisaram-se o desempenho dos alunos em Geometria e o modo como os professores identificavam e representavam as dificuldades dos estudantes. Foram entrevistados 24 professores do 5º ano do ensino fundamental, de 18 unidades escolares do estado de São Paulo. O estudo foi elaborado sob o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais, do modelo van Hiele e dos critérios de avaliação propostos pelo Programme for International Student Assessment de 2003 e 2012. Os resultados evidenciam uma representação de impossibilidade de aprendizagem dos alunos do 5º ano, resultando no deslocamento do objetivo do ensino, que, reduzido à sua aplicação prática e ao contexto imediato do aluno, não favorecia o desenvolvimento das habilidades de representar e operar teoricamente sobre o cotidiano.

 

 

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Biografia do Autor

Karina Alves Biasoli Stanich, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil

 

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

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Publicado

20-05-2016

Como Citar

Stanich, K. A. B., & Sousa, C. P. de. (2016). Desdobramentos dos relatórios das avaliações em larga escala. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 188–216. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3439

Edição

Seção

Artigos