Infraestrutura das escolas públicas do Paraná: Uma aplicação da análise fatorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.10152

Palavras-chave:

Infraestrutura, Escolas, Análise Fatorial

Resumo

Verificou-se de que forma está distribuída a infraestrutura nas escolas públicas de ensinos fundamental e/ou médio do Paraná e quais aspectos precisam de maior atenção dos formuladores de políticas públicas, uma vez que a infraestrutura escolar pode influenciar no desempenho dos alunos e, por conseguinte, no capital humano e no crescimento econômico. Utilizaram-se microdados do Censo Escolar de 2017 e 2019 e empregou-se a Análise Fatorial. Diante dos resultados, recomenda-se a implementação de políticas que visem a melhorias nas estruturas de apoio, atividades extraclasse e aparelhamento eletrônico. Constatou-se que escolas rurais ainda requerem maior atenção das políticas públicas e que, entre as mesorregiões, o Sudeste Paranaense carece de maior atenção quanto à infraestrutura de suas escolas.

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Biografia do Autor

Daniel Brito Alves, Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba-SP, Brasil

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutorando em Economia pela Universidade de São Paulo.

Marcos de Oliveira Garcias, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras-MG, Brasil

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Samuel Alex Coelho Campos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

06-09-2023

Como Citar

Alves, D. B., Garcias, M. de O., & Campos, S. A. C. (2023). Infraestrutura das escolas públicas do Paraná: Uma aplicação da análise fatorial. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e10152. https://doi.org/10.18222/eae.v34.10152

Edição

Seção

Artigos