Autonomía-heterónoma en la gestión del posgrado en Brasil: el caso PPGE-UFSCar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8515

Palabras clave:

Autonomía-heterónoma, Gestión de Calidad, Evaluación de Posgrado

Resumen

El artículo aborda los desafíos de administrar los programas de posgrado en educación (PPGE) frente al sistema de evaluación del posgrado brasileño, coordinado por Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) [Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior]. Las discusiones se basan en fuentes documentales y bibliográficas. La comparación y el análisis de las fuentes nos permitieron concluir que la gestión de PPGE-UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) se basó en el ejercicio de la autonomía-heterónoma, cuyo fundamento es la redirección progresiva de las políticas internas para cumplir con las prerrogativas externas como un recurso de adaptación, considerando las particularidades institucionales.

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Biografía del autor/a

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP, Brasil

Pós-doutorado pela Université de Strasbourg, Doutor em Educação pela Unimep, Licenciado e mestre em filosofia pela Puc-Campinas. Prof. Associado do Departamento de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Lider do grupo Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior.

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP, Brasil

Pós-doutor em Ciências da Educação pela J. W. Goethe Universität – Frankfurt am Main. Doutor em Educação pela Unicamp e Licenciado em Filosofia pela PUC-Campinas. Prof. Associado do Departamento de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa “Teoria Crítica e formação Ético-política” (UFSCar/CNPq).

Maria Eliza Nogueira Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Alfenas-MG, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Concluiu o estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Atualmente, é Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas. Integra o Grupo Observatório e Pesquisa das políticas de avaliação da Educação Superior.

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Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Rothen, J. C., Gomes, L. R., & Oliveira, M. E. N. . (2022). Autonomía-heterónoma en la gestión del posgrado en Brasil: el caso PPGE-UFSCar. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e08515. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8515

Número

Sección

Artículos