Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil

Autores/as

  • Paula Louzano
  • Valéria Rocha
  • Gabriela Miranda Moriconi
  • Romualdo Portela de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214720102463

Palabras clave:

Magistério, Salário, formação de Professores, Análise Quantitativa, Educação Continuada

Resumen

Neste trabalho, buscou-se identificar os problemas que o Brasil encontra para selecionar e contratar bons professores. Há poucos incentivos financeiros para os melhores alunos do ensino médio se tornarem docentes. Além disso, o Brasil atrai indivíduos com baixo rendimento acadêmico e com perfil socioecoômico mais baixo para cursos de formação de professores. Um estudo empírico buscou analisar a qualidade da formação inicial oferecida a esses futuros professores, utilizando os dados do Enade. Ele revelou que os cursos de Pedagogia das insituições públicas são, na média, melhores que os das instituições privadas, mesmo quando levamos em consideração o contexto socioeconômico dos alunos desses cursos. No entanto, essa vantagem desaparece quando se considera a experiência prévia na docência. entre os graduados de Pedagogia que já deram aulas ou já são professores - dois terços dos açunos - não se observam diferenças significativas no resultado Enade entre os alunos de instituições públicas e privadas.

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Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Louzano, P., Rocha, V., Moriconi, G. M., & Oliveira, R. P. de. (2010). Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(47), 543–568. https://doi.org/10.18222/eae214720102463

Número

Sección

Outros Temas