Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183720072096Palabras clave:
Metavaliação, Avaliação Institucional, Educação SuperiorResumen
Este artigo apresenta uma proposta metavaliativa do processo de auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior (IES) no Brasil, baseada nos padrões “utilidade” e “precisão” desenvolvidos pelo Comitê Misto sobre Diretrizes para a Avaliação Educacional (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation). Para tanto, elaboramos um instrumento fundamentado na adaptação livre do Program Evaluation Models Metaevaluation Checklist que foi aplicado aos coordenadores de curso da IES em estudo. Temos como finalidade principal refletir sobre alguns aspectos relacionados à importância e utilização das informações geradas, à qualidade e à adequação dos procedimentos para obtenção e tratamento dos dados, bem como aos mecanismos empregados para a divulgação e o acesso aos seus resultados. Consideramos que o desenvolvimento de modelos metavaliativos pode contribuir para o aperfeiçoamento da auto-avaliação e, desse modo, consolidá-la como um dos eixos centrais das políticas públicas de avaliação da educação superior no Brasil.Descargas
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