Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183720072096Palavras-chave:
Metavaliação, Avaliação Institucional, Educação SuperiorResumo
Este artigo apresenta uma proposta metavaliativa do processo de auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior (IES) no Brasil, baseada nos padrões “utilidade” e “precisão” desenvolvidos pelo Comitê Misto sobre Diretrizes para a Avaliação Educacional (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation). Para tanto, elaboramos um instrumento fundamentado na adaptação livre do Program Evaluation Models Metaevaluation Checklist que foi aplicado aos coordenadores de curso da IES em estudo. Temos como finalidade principal refletir sobre alguns aspectos relacionados à importância e utilização das informações geradas, à qualidade e à adequação dos procedimentos para obtenção e tratamento dos dados, bem como aos mecanismos empregados para a divulgação e o acesso aos seus resultados. Consideramos que o desenvolvimento de modelos metavaliativos pode contribuir para o aperfeiçoamento da auto-avaliação e, desse modo, consolidá-la como um dos eixos centrais das políticas públicas de avaliação da educação superior no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).