O Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construto

Autores/as

  • Cristiano Mauro Assis Gomes
  • Oto Borges

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204220092060

Palabras clave:

Enem, Avaliação da Educação, Ensino Médio, Avaliação da Aprendizagem

Resumen

O Exame Nacional do Ensino Médio propõe mensurar modalidades estruturais da inteligência mediante uma concepção construtivista com amplo foco na resolução de problemas. Apesar de suas inovações, o Exame ainda não passou por um estudo de validade de construto, para verificar se ele, de fato, ativa processos cognitivos enfatizados por seu modelo. Este artigo, portanto, apresenta um estudo exploratório de validade de construto desse instrumento. Foram aplicados 45 testes de inteligência, assim como a prova objetiva de 2001 do Enem, a 146 estudantes do terceiro ano de uma escola de ensino médio da rede federal. Realizou-se uma regressão stepwise entre as habilidades cognitivas e o escore dos estudantes no Enem. O desempenho no Exame foi fortemente explicado pelas habilidades cognitivas (60%), por meio da resolução de problemas, da rapidez cognitiva e da compreensão verbal. O Enem mostrou-se um bom instrumento construtivista para fins educacionais.

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Biografía del autor/a

Cristiano Mauro Assis Gomes

Oto Borges

Publicado

2009-04-30

Cómo citar

Gomes, C. M. A., & Borges, O. (2009). O Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construto. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(42), 73–87. https://doi.org/10.18222/eae204220092060

Número

Sección

Artículos