Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná

Autores/as

  • Marlisa Bernardi de Almeida
  • Luciana del Castanhel Peron
  • Ricardo Desidério

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204420092036

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem, Relações Professor-Alunos, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumen

Este trabalho objetivou investigar as concepções de avaliação da aprendizagem de professores de Matemática e alunos das séries finais do ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná e outras questões importantes referentes às práticas avaliativas presentes no processo de ensino e aprendizagem. O estudo possibilitou analisar as respostas aos questionários aplicados a professores e alunos desse nível de ensino, procurando categorizá-las e associá-las a um referencial teórico adequado a cada análise feita. Os resultados demonstraram que as concepções se associaram frequentemente à verificação da aprendizagem, servindo ao professor, prioritariamente. Tais resultados, longe de serem conclusivos, ampliam, no entanto, nossa compreensão a respeito da visão dos docentes e discentes sobre a avaliação, fornecendo um conjunto de informações bastante relevante, tanto do ponto de vista da reflexão teórica quanto da prática educativa.

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Biografía del autor/a

Marlisa Bernardi de Almeida

Luciana del Castanhel Peron

Ricardo Desidério

Publicado

2009-12-30

Cómo citar

Almeida, M. B. de, Castanhel Peron, L. del, & Desidério, R. (2009). Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(44), 389–410. https://doi.org/10.18222/eae204420092036

Número

Sección

Temas em Destaque - Trabalho Docente