Pessoas com deficiência: concursos públicos e cotas

Autores/as

  • Adriana Pagaime

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214520102030

Palabras clave:

Deficientes, Sistema de Cotas, Concurso, Mercado de Trabalho

Resumen

Com o objetivo de investigar a transição escola/mercado de trabalho, das pessoas com deficiência - seja física, auditiva, visual, mental ou mista -, este estudo, norteado pela lei de cotas (reserva de vagas para pessoas com deficiência) analisa os resultados de 3 concursos públicos, realizados em 2005, 2006 e 2007, para verificar se as pessoas com deficiência dependem exclusivamente de cotas e permanecem concorrendo entre si. Os resultados indicaram que o número de pessoas com deficiência que buscaram inserção no mercado de trabalho, no serviço público, aumentou, porém ainda não atingiu 1% do total de inscritos. A análise, comparando os resultados obtidos nas provas, sugere que os candidatos que se declaram com deficiência teriam chances remotas de ingresso na carreira pública, se não amparados legalmente pelas cotas.

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Biografía del autor/a

Adriana Pagaime

Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Pagaime, A. (2010). Pessoas com deficiência: concursos públicos e cotas. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(45), 127–143. https://doi.org/10.18222/eae214520102030

Número

Sección

Temas em Destaque - Avaliação, Ensino Superior e Trabalho