Avaliação de programas sociais: conceitos e referenciais de quem a realiza

Autores

  • Paulo de Martino Jannuzzi

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255820142916

Palavras-chave:

AVALIAÇÃO, MONITORAMENTO, PROGRAMAS SOCIAIS, METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar de forma sistematizada conceitos sobre monitoramento e avaliação de programas sociais, valendo-se da bibliografia clássica na área e da experiência concreta de produção de informação e conhecimento para subsidiar a gestão cotidiana de políticas e programas sociais. Discorre-se sobre tipologias de avaliação segundo o ciclo de implementação dos programas e escopo investigativo, sobre a necessidade de abordagens multimétodos e multidisciplinares na realização de pesquisas de campo e sobre a complementaridade de sistemas de monitoramento e pesquisas de avaliação. Finaliza-se apresentando uma proposta de marco estruturador de planos de desenvolvimento de instrumentos de monitoramento e de estudos avaliativos de programas sociais que permitam compor, ao longo do tempo, uma avaliação sistêmica da política social que os congrega.

 

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Biografia do Autor

Paulo de Martino Jannuzzi

Professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, colaborador da Escola Nacional de Administração Pública e pesquisador do CNPq no projeto PQ “Informação estatística e sistemas de monitoramento e avaliação de Políticas e programas sociais no Brasil e América Latina”. Atualmente é Secretário de Avaliação e Gestão de Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

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Publicado

30-08-2014

Como Citar

Jannuzzi, P. de M. (2014). Avaliação de programas sociais: conceitos e referenciais de quem a realiza. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(58), 22–42. https://doi.org/10.18222/eae255820142916

Edição

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