Tolerância versus discriminação junto dos estudantes universitários portugueses
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae245620132739Palavras-chave:
Valores Morais, Comportamento Social, Representações Sociais, UniversitárioResumo
O trabalho de investigação que desenvolvemos centrou-se nas representações sociais dos valores dos estudantes universitários em Portugal. Para testar a questão da tolerância vs discriminação, especialmente o traço de discriminação flagrante, colocamos os estudantes perante uma listagem de indivíduos pertencentes a grupos minoritários que, por caraterísticas diversas, poderiam ser alvo de intolerância e ostracismo social, e perguntámos quais destes indivíduos os universitários não queriam como vizinhos. Adicionalmente, inquirimos quais os comportamentos e atitudes sociais os jovens consideravam condenáveis ou aceitáveis. Procurámos também medir as percepções dos estudantes quanto à aceitação ou não aceitação desses comportamentos pela sociedade. Comparamos de seguida os dados obtidos com os recolhidos pelo European Values Survey (2008) junto de uma amostra representativa da população portuguesa e procuramos captar divergências e convergênciasDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).