Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior

Autores/as

  • Hélio Radke Bittencourt
  • Marion Creutzberg
  • Alziro César de Morais Rodrigues
  • Alam de Oliveira Casartelli
  • Ana Lúcia Souza de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae224820111994

Palabras clave:

Ensino Superior, Avaliação da Educação, Psicometria, Avaliação da Aprendizagem

Resumen

A avaliação educacional e, mais especificamente, a avaliação de disciplinas geram polêmicas no âmbito da educação superior, a começar pelos instrumentos utilizados. Este artigo tem por objetivo apresentar as etapas do processo de desenvolvimento e de validação de um instrumento de avaliação para disciplinas de graduação, utilizando técnicas oriundas da Psicometria. Elaborou-se um instrumento simples e pouco extenso que contemplasse três dimensões específicas: 1) aspectos gerais da disciplina; 2) ação de ensino do professor; e 3) auto avaliação (ação do aluno). Dentre as técnicas utilizadas no processo de validação, destacam-se a realização de reuniões com especialistas e o uso de técnicas estatísticas multivariadas de Análise Fatorial Confirmatória e Análise de Regressão. Os resultados obtidos com base em um conjunto de 151.220 instrumentos, preenchidos por 32.124 estudantes em três períodos letivos, revelaram que o instrumento proposto apresenta qualidades psicométricas desejáveis relativamente à sua validação e fidedignidade. Adicionalmente, sustenta-se que a avaliação de disciplinas não seja vista como um processo desconectado do projeto pedagógico institucional, contando com a participação de profissionais de diferentes áreas no desenvolvimento do instrumento e na condução do processo, com base em uma perspectiva de avaliação formativa, orientada à promoção da aprendizagem dos estudantes.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hélio Radke Bittencourt

Marion Creutzberg

Alziro César de Morais Rodrigues

Alam de Oliveira Casartelli

Ana Lúcia Souza de Freitas

Publicado

2011-04-30

Cómo citar

Bittencourt, H. R., Creutzberg, M., Rodrigues, A. C. de M., Casartelli, A. de O., & Freitas, A. L. S. de. (2011). Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 22(48), 91–113. https://doi.org/10.18222/eae224820111994

Número

Sección

Outros Temas