Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores

Autores/as

  • Lucila Pesce

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235120121956

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores, Educação Continuada, Ensino a Distância

Resumen

O presente texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas online de formação continuada de educadores. Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de avaliação de aprendizagem, situando-as como decorrentes das diversas concepções de conhecimento. Prossegue, caracterizando a avaliação formativa e considerando sobre os dispositivos dos ambientes virtuais de aprendizagem que podem contribuir com a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores. Finaliza, com a advertência de que, embora os dispositivos dos ambientes de rede ofereçam recursos para que se efetive a avaliação formativa, estas interfaces não se consubstanciam como elementos definidores da abordagem de avaliação da aprendizagem, nos programas online de formação continuada de educadores, mas sim a concepção educacional que os sustenta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucila Pesce

Publicado

2012-04-30

Cómo citar

Pesce, L. (2012). Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(51), 190–212. https://doi.org/10.18222/eae235120121956

Número

Sección

Outros Temas

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.