Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae235120121956Keywords:
Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores, Educação Continuada, Ensino a DistânciaAbstract
O presente texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas online de formação continuada de educadores. Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de avaliação de aprendizagem, situando-as como decorrentes das diversas concepções de conhecimento. Prossegue, caracterizando a avaliação formativa e considerando sobre os dispositivos dos ambientes virtuais de aprendizagem que podem contribuir com a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores. Finaliza, com a advertência de que, embora os dispositivos dos ambientes de rede ofereçam recursos para que se efetive a avaliação formativa, estas interfaces não se consubstanciam como elementos definidores da abordagem de avaliação da aprendizagem, nos programas online de formação continuada de educadores, mas sim a concepção educacional que os sustenta.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).