La extensión en el currículo desde la perspectiva del Plan Nacional de Educación

Autores/as

  • Mônica Luiza Simião Pinto Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4081-4485
  • Thais Pacievitch Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8816-0345
  • Dione Mari Caetano Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4013-3951
  • Ana Maria Eyng Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0224-5880

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.11109

Palabras clave:

Plano Nacional de Educação, Plan de Estudios Universitario, Extensión Universitaria, Política Educativa

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo analizar la Meta 12.7 del Plano Nacional de Educação [Plan Nacional de Educación] 2014-2024, centrándose en la incorporación de la extensión en los currículos de la educación superior. El texto examina los procesos políticos y las prácticas institucionales en el desarrollo de la curricularización de la extensión en la educación superior. El análisis se basa en un enfoque cualitativo, a través de procedimientos de revisión bibliográfica y del estudio documental de la política nacional y de políticas institucionales, adoptando como categorías conceptuales de estudio el currículo, la extensión y la innovación social. Los resultados de la investigación reflejan esfuerzos institucionales en la incorporación de las premisas de la política nacional en las concepciones y prácticas de extensión adoptadas, así como todavía una baja producción sobre el tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Luiza Simião Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutoranda e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais e bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Padre João Bagozzi. Possui experiência nas redes pública e particular de ensino, especialmente com Educação Básica. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do IFPR.

Thais Pacievitch, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Pedagogia pela PUCPR. Professora da PUCPR. Pedagoga da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Prêmio por excelência no ensino nos anos 2020, 2021, 2022 e 2023.

Dione Mari Caetano, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Pedagoga na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ana Maria Eyng, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutora em Pedagogia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/ES). Mestre em Pedagogia Universitária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Inovação e Sistema Educativo pela UAB/ES. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/BR). Professora titular da PUCPR. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores. 

Citas

Basso, L. Del P., Lemos, A. dos S. R., Pimenta, P. H., Bezerra, E. de S., Azevedo, M. A. R. de, & Galizia, F. S. (2023). Curricularização da extensão: Propostas de universidades federais paulistas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 14(2), 189-199. https://doi.org/10.29327/2303474.14.2-6

Bignetti, L. P. (2011). As inovações sociais: Uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, 47(1), 3-14. https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.1.01

Campos, A. F. M. de, Caetano, L. M. D., & Laus-Gomes, V. (2023). Revisão sistemática de literatura em educação: Características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, 27(54), 139-169. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2702

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). (2020). Diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conif. https://portal.conif.org.br/images/Docs/estudos/diretrizes-para-curricularizacao-da-extensao---fde-e-forproext_aprovado_agosto_2020.pdf

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Cortez, J., Darroz, L. M., Rosa, C. T. W. da, Giacomelli, A. C., Rosa, A. B. da, Pérez, C. A. S., Sapalding, L. E. S., Cavalcanti, J., Biazus, M. de O., & Silva, M. da. (2019). A curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Física da Universidade de Passo Fundo. Revista Conexão UEPG, 15(2), 165-171. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0006

Deus, S. de. (2020). Extensão universitária: Trajetórias e desafios. PRE-UFMS.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). (2006). Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: Uma visão da extensão. UFRGS; MEC/SESu. https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Indissociabilidade-e-Flexibilizacao.pdf

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). (2023). Nota Técnica n. 18/2023/Proexc/Reito.UFU. https://ifce.edu.br/proext/NOTATECNICAN182023PROEXCREITO.pdf

Fórum de Pró-Reitores de Extensão ou Cargos Equivalentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext). (2015). Contribuições para a Política de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Forproext. https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2015/06/FORPROEXT-2015.pdf

Freire, P. (1983). Pedagogia do oprimido (12ª ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (2001). Política e educação: Ensaios (5ª ed.). Cortez.

Hulgård L., & Ferrarini, A. V. (2010). Inovação social: Rumo a uma mudança experimental na política pública? Ciências Sociais Unisinos, 46(3), 256-263. https://periodicos.unifesp.br/index.php/csr/article/view/17118

Instituto Federal do Paraná (IFPR). (2018). Resolução n. 11, de 27 de março de 2018. IFPR. https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/06/Res.-11.2018-republicada.pdf

Instituto Federal do Paraná (IFPR). (2021). Instrução Normativa Reitoria/IFPR n. 1, de 26 de julho de 2021. IFPR. https://sei.ifpr.edu.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?9LibXMqGnN7gSpLFOOgUQFziRouBJ5VnVL5b7-UrE5ScM9JcrthdfQRcJ2b6ooHYuhRNB9-AHGQRVBqy7uU3lMuuQXn09kc337gGHQ9s7I2PiVPl63rZaZtKxZW56APE

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Milhomem, M. S. F. dos S. (2023). A experiência do processo de curricularização da extensão na Universidade Federal do Tocantins: A tessitura necessária entre a extensão, pesquisa e ensino. Extensio, 20(46), 2-13. https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e95882

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise textual discursiva (2ª ed. rev.). Unijuí.

Novaes, F. A., & Puchta, D. R. (2022). O processo de curricularização da extensão no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité. Em Extensão, 21(2), 1-11. https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66273

Oliveira, C. V. N. C. de, & Tosta, M. de C. R. (2021). Estudo da curricularização da extensão no Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Revista Conexão UEPG, 17, Artigo e2117110. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17110.019

Parecer CNE/CES n. 608, de 16 de dezembro de 2018. (2018). Dispõe sobre as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102551-pces608-18/file

Resolução CNE/CES n. 7, de 18 de dezembro de 2018. (2018). Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e dáoutras providências. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192

Ribeiro, M. R. F., Mendes, F. F. de F., & Silva, E. A. (2018). Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada. Revista Conexão UEPG, 14(3), 334-342. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0004

Silvério, E. D., Soares, M., Meirinho, B. M. L., & Wichnoski, P. (2023). A curricularização da extensão no âmbito do curso de Licenciatura da Universidade Estadual do Centro-Oeste: Percepções discentes. Revista Conexão UEPG, 19, Artigo e2321776. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21776.015

Teixeira, A. (2010). A pedagogia de Dewey: Esboço da teoria de educação de John Dewey. In R.B. Westbrook, A. Teixeira, E. J. Romão, & V. L. Rodrigues (Eds.), John Dewey. Massangana.

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (1990). Resolução n. 30/90 – Cepe. UFPR. https://soc.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/07/Res-30-90-CEPE-alterado-pela-Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-35.17-CEPE.pdf

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2019). Resolução n. 57/19 – Cepe. UFPR. http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-57.19-CEPE.pdf

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2020a). Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021. UFPR. http://www.proplan.UFPR.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/PDI-UFPR-2017-2021-1.-Revis%C3%A3o-2019-compactado.pdf

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2020b). Resolução n. 86/2020 – Cepe, 2020. UFPR. http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2021/RESOLUcaO-N-86-2020-CEPE.pdf

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2022). Instrução Normativa Prograd n. 001/2022, 23 de março de 2022. UFPR. https://engprod.ufpr.br/wp-content/uploads/2023/02/instrucao-normativa-prograd-proec-no001-202-1.pdf

Wociechoski, D. P., & Catani, A. M. (2023). A curricularização da extensão: Possibilidades e dilemas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista Conexão UEPG, 19, Artigo e2321213. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21213.001

Zanon, D. P., & Cartaxo, S. R. M. (2022). Curricularização da extensão nas licenciaturas. Práxis Educativa, 17, Artigo e20796. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20796.093

Publicado

2024-11-11

Cómo citar

Pinto, M. L. S., Pacievitch, T., Caetano, D. M., & Eyng, A. M. (2024). La extensión en el currículo desde la perspectiva del Plan Nacional de Educación. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e11109. https://doi.org/10.18222/eae.v35.11109

Número

Sección

Evaluando el PNE 2014-2024