Teoria del Cambio y políticas públicas: Una revisión integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.10019

Palabras clave:

Educación, Salud, Métodos de Evaluación, Política de Educación

Resumen

El presente artículo, con el propósito de investigar el uso de la herramienta Teoría del Cambio, recogió datos de las plataformas EbscoHost y Web of Science. Los resultados señalan una gran cantidad de estudios en la salud y en el continente europeo. En lo que concierne a la definición, objetivo, construcción, componentes, funciones, ventajas y limitaciones del uso de la herramienta, los resultados fueron variados. Las mejores prácticas implican la participación de stakeholders, pruebas de la Teoría del Cambio, división temporal de los resultados, nexos causales en base a evidencias y desarrollo de indicadores. Se recomienda la actualización periódica de la herramienta, concluyendo que es amplia y útil para asegurar la garantía de la calidad del seguimiento y de la evaluación de intervenciones.

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Biografía del autor/a

Julia Elena Córdoba-Vieira, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Economista pela Universidade de São Paulo (USP), graduanda do curso de Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES/USP). Atua na realização de avaliação de programas educacionais e intersetoriais e pesquisa temas relacionados à saúde mental na escola, adolescência e avaliação e monitoramento políticas públicas.

Mayra Antonelli-Ponti, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Mestra e doutora em Ciências, pela Universidade de São Paulo, com especialização em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. É docente em cursos de licenciatura no Centro Universitário Barão de Mauá e pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES/USP). Pesquisa temas relacionados ao desenvolvimento e educação integral com foco na adolescência.

Fabiana Maris Versuti, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da USP de Ribeirão Preto. Possui pós-doutorado pela USP/FFCLRP, doutora e mestre em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru. Coordenadora do ConectaLab: Laboratório de pesquisa e integração: Psicologia, Tecnologia e Educação da FFCLRP/USP.

Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela USP. Atualmente é professor na Universidade de São Paulo e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES). É membro do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) e da Rede Ciência pela Educação (Rede CpE). Atua na realização de estudos de diagnóstico e avaliação de políticas públicas nas áreas de Educação e Criminalidade/Violência.

Daniel Domingues dos Santos, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil

Professor associado de Economia na USP, campus Ribeirão Preto. Doutor pela Universidade de Chicago, foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria e é coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação e Economia Social (LEPES), além de membro ativo do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), Rede Ciência pela Educação (CpE), e Edulab 21. Dedica-se a compreender questões relacionadas ao desenvolvimento infantil e ao desenvolvimento integral no contexto escolar. 

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Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Córdoba-Vieira, J. E., Antonelli-Ponti, M., Versuti, F. M., Scorzafave, L. G. D. da S., & Santos, D. D. dos. (2023). Teoria del Cambio y políticas públicas: Una revisión integrativa . Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e10019. https://doi.org/10.18222/eae.v34.10019

Número

Sección

Artículos