Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae153020042153Keywords:
“Universitarização”, Cultura da Pesquisa, Formação de ProfessoresAbstract
Este artigo apresenta as descobertas preliminares de um estudo acerca do surgimento de uma cultura da pesquisa na área da formação de professores, focalizando especificamente o caso da Universidade Laval em Quebeque, Canadá. As autoras definem, primeiramente, alguns conceitos e discutem o período em que a formação de professores em escolas normais era muito rudimentar. Em seguida, concentram-se nos três tipos de instituições universitárias da época (escola normal superior, escolas universitárias de educação e faculdades de educação). Baseadas em certos indicadores, elas determinam como essa cultura da pesquisa se solidificou, entre outras coisas, na “universitarização” da formação de professores. Na segunda e última parte, Hamel e Larocque destacam alguns períodos de ruptura que revelam o aparecimento de uma nova organização de cultura da pesquisa anterior a 1955, emergindo verdadeiramente entre 1955 e 1969 e adquirindo legitimidade e uma posição dominante após 1969. Na conclusão as autoras destacam assuntos trazidos à tona devido a essa mudança na cultura institucional e argumentam que o surgimento de uma cultura da pesquisa em Quebeque e em outros lugares mudou as tradições e marcou as transições no desenvolvimento da educação e na formação de professores.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).