Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa

Autores/as

  • Thérèse Hamel
  • Marie-Josée Larocque

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae153020042153

Palabras clave:

“Universitarização”, Cultura da Pesquisa, Formação de Professores

Resumen

Este artigo apresenta as descobertas preliminares de um estudo acerca do surgimento de uma cultura da pesquisa na área da formação de professores, focalizando especificamente o caso da Universidade Laval em Quebeque, Canadá. As autoras definem, primeiramente, alguns conceitos e discutem o período em que a formação de professores em escolas normais era muito rudimentar. Em seguida, concentram-se nos três tipos de instituições universitárias da época (escola normal superior, escolas universitárias de educação e faculdades de educação). Baseadas em certos indicadores, elas determinam como essa cultura da pesquisa se solidificou, entre outras coisas, na “universitarização” da formação de professores. Na segunda e última parte, Hamel e Larocque destacam alguns períodos de ruptura que revelam o aparecimento de uma nova organização de cultura da pesquisa anterior a 1955, emergindo verdadeiramente entre 1955 e 1969 e adquirindo legitimidade e uma posição dominante após 1969. Na conclusão as autoras destacam assuntos trazidos à tona devido a essa mudança na cultura institucional e argumentam que o surgimento de uma cultura da pesquisa em Quebeque e em outros lugares mudou as tradições e marcou as transições no desenvolvimento da educação e na formação de professores.

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Biografía del autor/a

Thérèse Hamel

Marie-Josée Larocque

Publicado

2004-12-30

Cómo citar

Hamel, T., & Larocque, M.-J. (2004). Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa. Estudos Em Avaliação Educacional, 15(30), 107–130. https://doi.org/10.18222/eae153020042153

Número

Sección

Artículos