Ampliando o conceito de competência: contribuições às políticas públicas de certificação de competências
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214520102029Keywords:
Competência Profissional, Rendimento Escolar, Políticas Públicas, Diretor de EscolaAbstract
Com base em dados coletados na rede estadual de ensino da Bahia, o presente artigo relata a investigação sobre a relação entre dois diferentes conceitos de competência, aferida por um processo de certificação ocupacional para diretor escolar, e a proficiência de seus alunos em português, medida por avaliações externas do ensino. Pôde-se confirmar que os conceitos de competência utilizados na investigação relacionam-se positivamente com o desempenho escolar - mesmo após a introdução de fatores de teste relacionados teoricamente com o desempenho escolar - e que essa relação é mais forte em contextos mais complexos de ensino. Entretanto, os achados da investigação indicam que modificações no estabelecimento do conceito de competência têm influência na intensidade e significância das relações estabelecidas com o resultado escolar. As conclusões da investigação contribuem para a elaboração de políticas públicas de certificação de competências no âmbito educacional, maior compreensão desse tema, assim como para a ampliação dos conhecimentos sobre fatores determinantes do desempenho escolar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).