Ampliando o conceito de competência: contribuições às políticas públicas de certificação de competências
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214520102029Palavras-chave:
Competência Profissional, Rendimento Escolar, Políticas Públicas, Diretor de EscolaResumo
Com base em dados coletados na rede estadual de ensino da Bahia, o presente artigo relata a investigação sobre a relação entre dois diferentes conceitos de competência, aferida por um processo de certificação ocupacional para diretor escolar, e a proficiência de seus alunos em português, medida por avaliações externas do ensino. Pôde-se confirmar que os conceitos de competência utilizados na investigação relacionam-se positivamente com o desempenho escolar - mesmo após a introdução de fatores de teste relacionados teoricamente com o desempenho escolar - e que essa relação é mais forte em contextos mais complexos de ensino. Entretanto, os achados da investigação indicam que modificações no estabelecimento do conceito de competência têm influência na intensidade e significância das relações estabelecidas com o resultado escolar. As conclusões da investigação contribuem para a elaboração de políticas públicas de certificação de competências no âmbito educacional, maior compreensão desse tema, assim como para a ampliação dos conhecimentos sobre fatores determinantes do desempenho escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).