Uma escala para medir a infraestrutura escolar

Authors

  • Joaquim José Soares Neto
  • Girlene Ribeiro de Jesus
  • Camila Akemi Karino
  • Dalton Francisco de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245420131903

Keywords:

Teoria da Resposta ao Item, Escala de Avaliação, Processo Ensino e Aprendizagem, Infraestrutura Escolar

Abstract

Promover a educação requer a garantia de um ambiente com condições para que a aprendizagem possa ocorrer. É importante proporcionar um ambiente físico, aqui denominado infraestrutura escolar, que estimule e viabilize o aprendizado, além de favorecer as interações humanas. Este artigo apresenta uma escala de infraestrutura escolar que foi construída utilizando como ferramenta a Teoria de Resposta ao Item e baseando-se em informações referentes às escolas obtidas no Censo Escolar da Educação Básica 2011. Foram estabelecidas quatro categorias: Elementar, Básica, Adequada e Avançada. Com base na escala, foi feita uma análise comparativa da infraestrutura escolar por região do país e por dependência administrativa. Acreditamos que os resultados obtidos podem ser úteis para orientar as políticas públicas de educação e para fundamentar estudos futuros sobre o impacto das condições materiais das escolas na qualidade do ensino.

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Author Biographies

Joaquim José Soares Neto

Girlene Ribeiro de Jesus

Camila Akemi Karino

Dalton Francisco de Andrade

Published

2013-04-30

How to Cite

Soares Neto, J. J., Jesus, G. R. de, Karino, C. A., & Andrade, D. F. de. (2013). Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(54), 78–99. https://doi.org/10.18222/eae245420131903

Issue

Section

Tema em Destaque - Medidas em Larga Escala, Estudos de Aprofundamento