Literatura no Enade e a formação literária nos cursos de Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.9087

Palavras-chave:

Avaliação da Educação Superior, Formação Docente, Enade, Literatura

Resumo

Este artigo traz uma análise do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes aplicado em 2017 aos alunos dos cursos de Licenciatura em Letras. Com base em discussões dos campos de pesquisa sobre ensino de literatura e acerca da relação teoria-prática na formação de professores, apresenta-se um estudo das questões ligadas à literatura a fim de compreender a concepção de formação literária pressuposta na avaliação. Os resultados são apresentados em comparação com um estudo das quatro edições anteriores, feito em 2019. As constatações apontam uma diversidade de autores, um discurso de flexibilização em relação ao cânone e uma concepção de educação literária voltada para o letramento crítico dos estudantes.

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Biografia do Autor

Luciana Mara Torres Buccini, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora dos campos do letramento literário, ensino de literatura e formação docente. Atua como professora de Língua Portuguesa no Colégio Santo Agostinho-BH.

Zélia Versiani, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG, na linha de pesquisa Educação e Linguagem, e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE.

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Publicado

31-10-2022

Como Citar

BUCCINI, L. M. T.; VERSIANI, Z. Literatura no Enade e a formação literária nos cursos de Letras. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. e09087, 2022. DOI: 10.18222/eae.v33.9087. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/9087. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos