Aprimoramento do CT Puzzle Test para avaliação do pensamento computacional

Autores

  • Leonardo Felipe de Ávila Calbusch Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí-SC; Instituto Federal Catarinense (IFC), Brusque-SC, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1166-5772
  • Natália Ellery Ribeiro Couto Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí-SC, Brasil
  • Julia Zanetti Rocca Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis-MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0274-9395
  • André Luís Alice Raabe Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí-SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8093-2507

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8938

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Avaliação da Aprendizagem, Instrumentos de Avaliação, Validade de Testes

Resumo

O pensamento computacional é uma competência ligada à resolução de problemas que mobiliza o pensamento algorítmico, a identificação de padrões, a abstração e a modula-rização de problemas e suas soluções. Esse tema tem sido incorporado em currículos escolares de vários países, incluindo o Brasil, mas são poucos os instrumentos de mensuração validados. Este artigo trata da busca de evidências de validade do CT Puzzle Test, um instrumento de diagnóstico do pensamento computacional baseado em puzzles. Foi avaliada a validade convergente com um teste que já tem evidências de validade estabelecidas. Os resultados confirmam a convergência entre os instrumentos. Por fim, foi aprimorado o cálculo do escore do CT Puzzle Test e evidenciada a validade do uso de puzzles como instrumento de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, N. de; PRIMO, T. T.; PERNAS, A. M. OntoScratch: ontologias para a avaliação do ensino de Pensamento Computacional através do Scratch. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31., 2020, on-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1823-1832. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1823 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1823

BALL, M. A.; GARCIA, D. D. Autograding and feedback for snap! In: TECHNICAL SYMPOSIUM ON COMPUTING SCIENCE EDUCATION, 47., 2016, Memphis. Proceedings […]. New York: ACM, 2016. DOI: https://doi.org/10.1145/2839509.2850572

BITTENCOURT, H. R.; CREUTZBERG, M.; RODRIGUES, A. C. de M.; CASARTELLI, A. de O.; FREITAS, A. L. S de. Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 48, p. 91-113, jan./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.18222/eae224820111994 DOI: https://doi.org/10.18222/eae224820111994

BOCCONI, S.; CHIOCCARIELLO, A.; DETTORI, G.; FERRARI, A.; ENGELHARDT, K.; KAMPYLIS, P.; PUNIE, Y. Developing computational thinking in compulsory education: implications for policy and practice. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2016.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRACKMANN, C.; BOUCINHA, R.; ROMÁN-GONZÁLEZ, M.; BARONE, D.; CASALI, A. Pensamento computacional desplugado: ensino e avaliação na educação primária espanhola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 6., 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.982 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.982

BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. Vancouver: American Educational Research Association, 2012.

CORDENONZI, W. H.; DEL PINO, J. C.; CARDOSO, V. M. Analisando o desenvolvimento do Pensamento Computacional na disciplina Matemática Discreta. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 29, p. 880-902, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.880 DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.880

COUTO, N. E. R. Impacto da implantação de uma disciplina de pensamento computacional em estudantes. 2018. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade do Vale de Itajaí, Itajaí, SC, 2018.

CSTA. K–12 Computer Science Standards. New York: ACM, 2011.

DAGIENE, V.; FUTSCHEK, G. Bebras international contest on informatics and computer literacy: criteria for good tasks. Lecture notes in computer science. [S. l.]: Springer Berlin Heidelberg, 2008. p. 19-30. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-540-69924-8_2

FALKNER, N.; SOORIAMURTHI, R.; MICHALEWICZ, Z. Puzzle-based learning for engineering and computer science. Computer, [S. l.], v. 43, n. 4, p. 20-28, abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.1109/ MC.2010.113 DOI: https://doi.org/10.1109/MC.2010.113

FEUERSTEIN, R. The Feuerstein Instrumental Enrichment Program. Jerusalem: ICELP Publications, 2006.

FRANÇA, C.; SILVA, C. G. Identificação de critérios para avaliação do pensamento computacional aplicado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31., 2020, on-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1493-1502. DOI: https://doi. org/10.5753/cbie.sbie.2020.1493 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1493

GONÇALVES, F. A. Um instrumento para diagnóstico do pensamento computacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade do Vale de Itajaí, Itajaí, SC, 2015.

GROVER, S. Systems of assessments for deeper learning of computational thinking in k-12. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 2015, Chicago, IL. Proceedings […]. Washington, DC: American Educational Research Association, 2015.

HINKLE, D.; WIERSMA, W.; JURS, S. Applied statistics for the behavioral sciences. Boston, MA: Houghton Mifflin, 2003.

INTERNATIONAL SOCIETY FOR TECHNOLOGY IN EDUCATION – ISTE; COMPUTER SCIENCE TEACHERS ASSOCIATION – CSTA. Computational thinking in k-12 teachers resources. 2nd. ed. [S. l]: ISTE: CSTA, 2011. Disponível em: http://code.intef.es/wp-content/uploads/2017/10/ct-teacher-resources_2ed-pdf.pdf. Acesso em: 2 ago. 2021.

KALELIOGLU, F.; GÜLBAHAR, Y.; KUKUL, V. A framework for computational thinking based on a systematic research review. Baltic Journal of Modern Computing, Riga, v. 4, n. 3, p. 583-596, 2016.

KONG, S. C.; ABELSON, H.; LAI, M. Introduction to computational thinking education. In: KONG, S. C.; ABELSON, H. (ed.). Computational Thinking Education. [S. l]: Springer Singapore, 2019. p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-6528-7_1

LANDIS, J. R.; KOCH, G. G. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, Bethesda, v. 33, n. 1, p. 159-174, 1977. DOI: https://doi.org/10.2307/2529310

MAIORANA, F.; GIORDANO, D.; MORELLI, R. Quizly: a live coding assessment platform for app inventor. In: IEEE BLOCKS AND BEYOND WORKSHOP, 2015, [S. l.]. Proceedings […]. [S. l.]: IEEE, out. 2015. p. 25-30. DOI: https://doi.org/10.1109/BLOCKS.2015.7368995 DOI: https://doi.org/10.1109/BLOCKS.2015.7368995

MERRICK, K. E. An empirical evaluation of puzzle-based learning as an interest approach for teaching introductory computer science. [S. l.]: IEEE Transactions on Education, 2010. DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2009.2039217

MICHALEWICZ, Z.; MICHALEWICZ, M. Puzzle-based learning: introduction to critical thinking, Mathematics, and problem solving. Melbourne: Hybrid Publishers, 2008.

MORENO-LEÓN, J.; ROBLES, G.; ROMÁN-GONZÁLEZ, M. Dr. Scratch: automatic analysis of scratch projects to assess and foster computational thinking. RED-Revista de Educación a Distancia, Murcia, n. 46, p. 1-23, 2015.

MÜHLING, A.; RUF, A.; HUBWIESER, P. Design and first results of a psychometric test for measuring basic programming abilities. In: THE WORKSHOP IN PRIMARY AND SECONDARY COMPUTING EDUCATION, 2015, London. Proceedings […]. New York: ACM, 2015. DOI: https://doi.org/10.1145/2818314.2818320

OTA, G.; MORIMOTO, Y.; KATO, H. Ninja code village for scratch: Function samples/function analyser and automatic assessment of computational thinking concepts. In: IEEE SYMPOSIUM ON VISUAL LANGUAGES AND HUMAN-CENTRIC COMPUTING (VL/HCC), set. 2016, Cambridge, UK. Proceedings [...]. Cambridge, UK: IEEE, 2016. DOI: https://doi.org/10.1109/VLHCC.2016.7739695

PAPERT, S. Teaching children thinking. Cambridge, MA: Massachusetts Institute of Technology, 1971. Disponível em: https://dspace.mit.edu/handle/1721.1/5835. Acesso em: 2 ago. 2021.

PASQUALI, L. Validade dos Testes. Examen: Política, Gestão e Avaliação da Educação, v. 1, n. 1, p. 36, 1 set. 2017.

RAABE, A.; SANTANA, A. L. M.; ELLERY, N.; GONÇALVES, F. Um instrumento para diagnóstico do pensamento computacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 6., 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1172 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1172

RAABE, A.; ZORZO, A.; BLIKSTEIN, P. Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020.

ROBERTS, P.; PRIEST, H.; TRAYNOR, M. Reliability and validity in research. Nursing Standard, v. 20, n. 44, p. 41–45, 12 jul. 2006. DOI: https://doi.org/10.7748/ns2006.07.20.44.41.c6560

ROBLES, G.; HAUCK, J.; ROMÁN-GONZÁLEZ, M.; NOMBELA ALONSO, R.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; MORENO-LEÓN, J. On tools that support the development of computational thinking skills: Some thoughts and future vision. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTATIONAL THINKING EDUCATION, 2018, Hong Kong. Proceedings […]. Hong Kong: The Education University of Hong Kong, 2018. p. 125-129.

RODRIGUES, M. M. M. Proposta de análise de itens das provas do Saeb sob a perspectiva pedagógica e psicométrica. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 17, n. 34, p. 43-78, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.18222/eae173420062117 DOI: https://doi.org/10.18222/eae173420062117

RODRIGUEZ, C.; REIS, R. C. D.; ISOTANI, S. Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do Pensamento Computacional na escola. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 59-81, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14485 DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14485

ROMÁN-GONZÁLEZ, M. Computational thinking test: Design guidelines and content validation. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES, 7., 2015, Barcelona. Proceedings […]. Barcelona: IATED, 2015.

ROMÁN-GONZÁLEZ, M. Codigoalfabetización y pensamiento computacional en educación primaria y secundaria: validación de un instrumento y evaluación de programas. 2016. Tese (Programa de Doctorado en Educación) – Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid, 2016.

ROMÁN-GONZÁLEZ, M., MORENO-LEÓN, J., ROBLES, G. Complementary tools for computational thinking assessment. In: INTERNACIONAL CONFERENCE ON COMPUTATIONAL THINKING EDUCATION, 2017, Hong Kong. Proceedings […]. Hong Kong: The Education University of Hong Kong, p. 154-159, 2017.

ROMÁN-GONZÁLEZ, M.; MORENO-LEÓN, J.; ROBLES, G. Combining assessment tools for a comprehensive evaluation of computational thinking interventions. In: KONG, S. C.; Abelson, H. (ed.). Computational Thinking Education. [S. l]: Springer Singapore, 2019. p. 79-98. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-6528-7_6

ROMÁN-GONZÁLEZ, M.; PÉREZ-GONZÁLEZ, J.-C.; JIMÉNEZ-FERNÁNDEZ, C. Which cognitive abilities underlie computational thinking? Criterion validity of the computational thinking test. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 72, p. 678-691, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.08.047

ROMÁN-GONZÁLEZ, M.; PÉREZ-GONZÁLEZ, J.-C.; MORENO-LEÓN, J.; ROBLES, G. Can computational talent be detected? Predictive validity of the Computational Thinking Test. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 18, p. 47-58, nov. 2018. DOI: https://doi. org/10.1016/j.ijcci.2018.06.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2018.06.004

SEITER, L.; FOREMAN, B. Modeling the learning progressions of computational thinking of primary grade students. In: ANNUAL INTERNATIONAL ACM CONFERENCE ON INTERNATIONAL COMPUTING EDUCATION RESEARCH, 9., 2013, San Diego. Proceedings […]. New York: ACM, 2013. p. 59-66. DOI: https://doi.org/10.1145/2493394.2493403

SMITH, L.; CORDOVA, J. Weighted primary trait analysis for computer program evaluation. Journal of Computing Sciences in Colleges, Evansville, v. 20, n. 6, p. 14-19, June 2005.

SRIKANT, S.; AGGARWAL, V. A system to grade computer programming skills using machine learning. In: ACM SIGKDD INTERNATIONAL CONFERENCE ON KNOWLEDGE DISCOVERY AND DATA MINING, 20., 2014, New York. Proceedings […]. New York: ACM, 2014. p. 1887-1896. DOI: https://doi.org/10.1145/2623330.2623377 DOI: https://doi.org/10.1145/2623330.2623377

WANGENHEIM, C. G. V.; HAUCK, J. C. R.; DEMETRIO, M. F.; PELLE, R.; ALVES, N. D. C.; BARBOSA, H.; AZEVEDO, L. F. CodeMaster – Automatic assessment and grading of app inventor and snap! programs. Informatics in Education, Vilnius, v. 17, n. 1, p. 117-150, 2018. DOI: https://doi.org/10.15388/infedu.2018.08

WEINTROP, D.; WILENSKY, U. Using commutative assessments to compare conceptual understanding in blocks-based and text-based programs. In: THE ELEVENTH ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE, 2015, Omaha. Proceedings [...]. New York: ACM, 2015. p. 101-110. DOI: https://doi.org/10.1145/2787622.2787721 DOI: https://doi.org/10.1145/2787622.2787721

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. DOI: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215

ZUR-BARGURY, I.; PÂRV, B.; LANZBERG, D. A nationwide exam as a tool for improving a new curriculum. In: INNOVATION AND TECHNOLOGY IN COMPUTER SCIENCE EDUCATION CONFERENCE, 18., 2013, Canterbury. Proceedings [...]. New York: ACM, 2013. p. 267-272. DOI: https://doi.org/10.1145/2462476.2462479 DOI: https://doi.org/10.1145/2462476.2462479

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

Calbusch, L. F. de Ávila, Couto, N. E. R. ., Rocca, J. Z. ., & Raabe, A. L. A. (2022). Aprimoramento do CT Puzzle Test para avaliação do pensamento computacional. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e08938. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8938

Edição

Seção

Artigos