Avaliação de projetos, programas e políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8673

Palavras-chave:

Avaliação da Educação , Avaliação de Programas Educacionais , Avaliação de Políticas Educacionais , Análise de Implementação de Políticas Educacionais

Resumo

A proposta deste estudo é analisar os artigos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional (EAE) que tratam da avaliação e da análise de políticas e programas educacionais. A seleção dos manuscritos foi realizada no período de 1990 a 2019 e a análise dos trabalhos foi feita tendo como orientação um arcabouço teórico-conceitual definido previamente sobre avaliação e análise de políticas e programas. Como resultados, foram identificados: a) estudos da área da política mostraram dificuldades relativas à falta de consenso sobre conceitos específicos e quadros de referência teórica que ofereçam suporte às investigações realizadas; b) produções do campo da avaliação tiveram crescimento significativo a partir de 2012, embora não acompanhado de maior investimento no desenvolvimento teórico-metodológico da área; e c) predominam avaliações que utilizam abordagens qualitativas e que, como no caso dos artigos de análise de políticas, debruçam- -se sobre alguns casos com base nos quais são feitas afirmações sobre a efetividade dos programas.

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Biografia do Autor

Adriana Bauer, Fundação Carlos Chagas (FCC); Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC) e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), onde atua na graduação e na pós-graduação. Desenvolve estudos e pesquisas sobre as temáticas de avaliação educacional, avaliação de programas, currículo e políticas de avaliação. 

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Unesp e pesquisadora da Fundação  Carlos Chagas. Atua nas áreas de Política Educacional, Gestão Educacional e Políticas de Educação Infantil.

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Publicado

10-08-2022

Como Citar

Bauer, A., & Fernandes, F. S. (2022). Avaliação de projetos, programas e políticas educacionais. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e08673. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8673

Edição

Seção

Três décadas de Estudos em Avaliação Educacional